Foi em meio à crise entre o palácio do Planalto e seu principal partido aliado, o PMDB, que a presidente Dilma Roussef escolheu, no último dia 13, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, para assumir o comando da pasta. Produtor rural em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, Geller possui experiência política. Foi vereador por duas vezes pelo PSDB e deputado federal pelo PP e se filiou ao PMDB em outubro do ano passado. (Faep)

Alta do boi gordo

O mercado do boi gordo começa a semana em alta pegando carona da semana passada. A referência para o boi gordo teve valorização em São Paulo pela quarta vez ficando em R$124,00/@, à vista. Existem negócios pontuais ocorrendo em valores até R$2,00/@ acima deste. A dificuldade ainda é em adquirir animais terminados e alongar as escalas, que dificilmente ultrapassam quatro dias úteis no estado. Nas demais regiões produtoras, houve alta em oito praças. Os destaques foram Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a arroba subiu em todos os dias da semana. (Scot Consultoria)

Soja negativa

Já para o mercado da soja a semana não foi positiva na Bolsa de Chicago. Segundo analistas de mercado, diversos fatores negativos colaboraram para deprimir as cotações da oleaginosa. A divulgação de estoques norte-americanos maiores que o esperado também foi um importante fator baixista, segundo Mariano. (Notícias Agrícolas)

Outro fator negativo que pode ter contribuído para a queda nos preço da soja, foi o fato de  algumas agências terem divulgado que a produção brasileira ficará em torno de 88,5 milhões de toneladas, quando o mercado internacional esperava 85 milhões de toneladas. (Notícias Agrícolas)

Demarcações de terras

Na região de Guaíra, a preocupação com as demarcações de terras indígenas faz com que os produtores rurais se mobilizem e procurem informações para não serem enganados nos processos. Segundo o presidente do sindicato rural do município, Silvanir Rosset, a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) contratou um advogado para resolver a questão indígena dentro do estado, uma vez que há muitas controvérsias dentro da região.

O dirigente sindical afirma ainda que alguns povos paraguaios, que falam o guarani, entram no estado e se declaram indígenas, o que causa transtorno aos moradores. (Notícias Agrícolas)