Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, no Tatuquara, 'reabre' após confirmação de casos de Covid

por Mônica Ferreira
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 17 ago 2021, às 20h19. Atualizado às 20h23.

Após três pessoas confirmarem Covid-19 na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, no Tatuquara, nesta segunda-feira (16), a Vigilância Sanitária decidiu fechar a unidade por 10 dias. Logo depois que as famílias foram comunicadas da decisão, a orientação mudou ao longo da manhã e a escola deverá funcionar normal na terça-feira (18).

Além dos três casos confirmados – dois professores e um estudante – a escola também teve outras três pessoas afastadas com suspeita.

Protocolos

Conforme o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), o protocolo da Secretaria Municipal de Saúde determina que as atividades devem ser suspensas sempre que forem identificados três ou mais casos, pois estas transmissões podem estar relacionadas e o cancelamento das atividades pode interromper o contágio.

Ainda segundo o sindicato, o Núcleo Regional do Tatuquara alterou o protocolo. Convocou a Vigilância Sanitária para voltar até a unidade e liberar o funcionamento normal no dia seguinte. Desta forma, a escola funcionará normalmente na terça-feira (18).

Secretaria Municipal da Educação

A Secretaria Municipal de Educação informou que a Vigilância Sanitária e Epidemiológica do distrito sanitário da região esteve na escola duas vezes. Em ambas as visitas, foi realizada uma avaliação, orientações e monitoramento da situação. A partir das ações, foi concluído que de acordo com o que determina o protocolo da Secretaria Municipal da Saúde, não há necessidade para fechamento da escola neste momento e as atividades continuam a partir desta terça (17).

Leia a nota da secretaria na íntegra:

“A Secretaria Municipal da Educação informa que a Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Tatuquara, teve três pessoas afastadas, após confirmação de covid-19: dois profissionais e um estudante.

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica do distrito sanitário da regional esteve na escola duas vezes, realizando avaliação, orientação e monitoramento da situação. De acordo com o que determina o protocolo da Secretaria Municipal da Saúde, não há necessidade para fechamento da escola neste momento.

A escola seguirá atendendo os demais estudantes normalmente a partir desta terça (17). Nenhuma das 415 unidades da rede municipal teve que ser fechada desde o retorno do ensino híbrido, em 19 de julho. Todas as escolas e CMEIs seguem o Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais.”