Equipe do SAMU salva bebê engasgado enquanto abastecia ambulância em Umuarama; assista
Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) salvaram uma menina de um ano e quatro meses que estava engasgada na tarde desta segunda-feira (26) em Umuarama. Eles estavam parados em um posto de combustíveis para abastecer a ambulância quando foram surpreendidos pela mãe da criança, gritando por ajuda.
De acordo com Juliana Bartolli, médica do SAMU de Umuarama, a equipe havia realizado o transporte de um paciente entre hospitais e, antes de retornar à base, parou para abastecer a viatura. Nesta mesma hora, os pais do bebê estavam levando a criança engasgada para um hospital e passou pela rua em que a ambulância estava.
“Estávamos no posto quando a mãe da criança bateu em nossa porta pedindo ajuda e dizendo que o bebê estava engasgado. Imediatamente nós iniciamos as manobras de desobstrução das vias aéreas da criança e graças a Deus tivemos êxito em poucos minutos“, ressaltou ela.
Toda a ação aconteceu no pátio do posto de combustíveis. As imagens mostram a mãe chegando e pedindo ajuda. Logo em seguida, os socorristas efetuam um movimento chamado Manobra de Heimlich, usado para desengasgue, adaptado para situações com bebês.
A criança cuspiu um objeto plástico que havia engolido e provocado o engasgamento. Ela foi encaminhada em seguida para o Hospital Norospar, de Umuarama, para ser avaliada por um pediatra, sendo liberada logo em seguida.
“Nós, mesmo abastecendo, estamos sempre prontos para alguma emergência. Por sorte, desta vez estávamos no lugar certo e na hora certa para ajudar esta família”, disse a médica.
“É muito gratificante quando conseguimos realizar um salvamento como este. Estou desde 2019 no SAMU e nunca havia passado por uma situação semelhante. A equipe toda ficou muito contente e com sentimento de dever cumprido, por termos conseguido realizar aquilo que fomos treinados“, destacou Juliana.
Assista: