Os repórteres Gislene Bastos e Dionei Santos, da RICTV Record, estão fazendo a viagem de volta da Antártica e devem chegar a Curitiba no domingo, dia 16. Eles partiram para a expedição no dia 25 de fevereiro e acompanharam parte do trabalho de reconstrução da Estação Brasileira Comandante Ferraz, destruída por um incêndio em fevereiro de 2012. Além disso, constataram que as pesquisas desenvolvidas lá têm o objetivo de determinar as condições de saúde e bem-estar das espécies marinhas e trazer o mais recente diagnóstico sobre os impactos do aquecimento global.

Antes de iniciar a viagem de volta, os repórteres falaram sobre a dificuldade de chegar à Antártica. Foram quatro dias a bordo do navio H44, da Marinha do Brasil, sob uma temperatura média de 150 negativos. Na hora de desembarcar, uma chuva gelada acompanhada de ventos muito fortes atrasou em dois dias a chegada ao solo antártico.

O grupo de jornalistas brasileiros era pequeno e a única equipe de televisão era a da RICTV Record. O público poderá conhecer a aventura dos repórteres durante a série Expedição Antártica, que ainda não tem data definida de exibição. A série é produzida pelo jornalista Kelson Henrique e a edição é de Edilson Romanini.