Uma comitiva de empresários mexicanos, do setor de agronegócio, está no Paraná, interessada em comprar milho no Estado. Eles ficaram impressionados com o volume de produção de grãos do Paraná, em torno de 36 milhões de toneladas por ano, e acreditam que há um grande potencial para um trabalho em conjunto. Além do milho, os empresários mexicanos também querem importar farelo de soja para alimentação da produção avícola. (Diários dos Campos Gerais)

Frango

Levantamentos feitos pela Associação Brasileira de Proteína Animal mostram que as exportações de carne de frango do Brasil totalizaram mais de 371 mil toneladas em julho de 2014, resultado quase 10% maior em relação ao mesmo período do ano passado.  Em receita, houve aumento de 14,3%, chegando a US$ 774 milhões – número que é recorde histórico no levantamento mensal do setor. (Agrolink)

China 

As exportações paranaenses nunca foram tão dependentes da China. De 2000 para cá, as exportações do Paraná saltaram de 3% para 28%. O principal produto adquirido pelo país asiático é a soja e o Paraná também está cada vez mais dependente do grão. Cerca de 30% das receitas de exportação do primeiro semestre vieram da soja, o maior índice desde 1997, segundo o banco de dados do Ministério do Desenvolvimento. (Correio do Povo do Paraná)

Transgênicos 

Está em análise na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que proíbe a venda, o cultivo e a importação de sementes de plantas alimentícias transgênicas com tolerância a herbicidas em todo o Brasil. A proposta, de autoria do deputado federal Ivan Valente, do Psol de SP, também proíbe a importação de produtos alimentícios in natura ou industrializados que têm origem nessa biotecnologia. (Agroloink)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.