Através de nota oficial, publicada na tarde desta sexta-feira (6), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) atribuiu a baixa avaliação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo ao boicote praticado pelos alunos ao Enade.

Confira o comunicado na íntegra:

“Os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Federal do Paraná estão na lista de cursos com vestibular suspenso pelo Ministério da Educação, em função dos baixos desempenhos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A professora Maria Amélia Sabbag Zainko, Pró-Reitora de Graduação da UFPR, informa que as vagas para o vestibular não estão ameaçadas. Ela acrescenta que os cursos não têm problemas estruturais, de espaço, equipamentos ou corpo docente. As baixas notas no Enade são decorrência do boicote dos estudantes, que questionam a validade do exame e entregaram, na maioria, as provas em branco.

A UFPR tem 30 dias para apresentar um plano de providências ao MEC em relação aos dois cursos, mostrando que as condições de funcionamento são adequadas. Depois, uma comissão de avaliação do MEC fará uma visita aos cursos e haverá reuniões sobre a situação.

“Sabemos que o Enade é bastante criticado. Nosso maior desafio é mobilizar a comunidade acadêmica e mostrar que há outras formas de comunicar ao governo o desejo de mudança política em torno do exame”, diz a professora Maria Amélia.

Em anúncio feito ontem pelo MEC, o ministério decidiu cancelar 270 vestibulares de cursos das áreas de Humanas, por serem reincidentes em resultados ruins no Sistema de Avaliação do Ensino Superior. A punição afeta 44.069 vagas, a maioria em instituições privadas. Apenas sete cursos, em cinco instituições, são federais.”