ELEITOR DÁ RECADO
MINUTO DO RIVA: ELEITOR ESCOLHEU PELO EQUILÍBRIO
Está claro o recado do eleitorado: chega de polarização!
A política que resolve o dia-a-dia do cidadão é aquela feita nas cidades; nelas sentimos, vemos e vivenciamos, pela proximidade, a resolução de problemas como o buraco da rua, o posto de saúde, a iluminação pública, saneamento básico, escolas públicas, transportes e tantos outros, sem contar o a pandemia que vivemos.
O eleitorado voltou seu olhar aos candidatos menos extremados, dando grandes prefeituras para partidos de centro. DEM levou Curitiba, Salvador e outras capitais, PSD também e, em muitos casos, reeleições, evidenciando que o eleitorado não quer arriscar- é hora de equilíbrio, o espaço para dedos apontados tende a diminui. Perto de si, quem vota quer paz, soluções e eficiência.
O maniqueísmo direita/esquerda desidrata, Lula e Bolsonaro não são mais as únicas vias (aliás, apoiados por eles pouco fizeram), há vida fora do Bolsonarismo (antipetismo) e Lulismo e isso é ótimo para democracia: quanto mais opção, melhor.
Houve uma perda ao atavismo, com São Paulo e Porto Alegre dando alternativas de uma esquerda jovial (sem cara radical) e direita moderada. Grandes barões e famílias tradicionais se mantiveram onde sempre foram as “donas do pedaço”, como em parte do norte, centro-oeste e nordeste (Pernambuco tem disputa entre primos – Arraes e Campos, ainda assim, com novos rostos, corroborando com o medo do risco de renovação).
Outrossim, o sistema eleitoral se fortalece. A lentidão prova isso: só existiu para evitar ataques de fora ao sistema de apuração, tentativa que deu com burros n’água. Em menos de 6 horas toda votação estava apurada.
Voltamos à razão, ponderação e discernimento – e nós fomos que escolhemos ser assim… Ainda bem!
Era isso!
Sorte paz!
“É NÓIS!”
Estou com novo insta ( @rivarolioficial ). Nas outras redes é só buscar @rivarivaroli