Seguro Rural

As regras para distribuição dos recursos orçamentários do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para a safra 2015/2016 foram mantidas pelo Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural, mas houve alteração do limite máximo de subvenção de até R$ 96 mil para modalidade agrícola a que o produtor pode ter acesso no ano.

As operações de seguro contratadas em 2014, que estão sendo processadas este ano, não serão consideradas no limite de 2015.

Arroz

Os produtores de arroz irrigado pré-germinado estão dando continuidade ao plantio da safra 2015/2016. Com o dólar valorizado no mercado os custos de produção para a próxima safra estão ficando mais caros.

Os fertilizantes têm grande peso nos gastos dos produtores com insumos o que representa aproximadamente metade dos custos das lavouras de arroz.

Chuvas

As atividades agrícolas em várias regiões estão temporariamente interrompidas, principalmente a colheita das culturas de inverno em consequência da grande umidade do solo no momento.

Em Cascavel e o Toledo o tempo que continua chuvoso possibilita a germinação de algumas áreas de culturas que foram semeadas no seco.

Atraso

A mandioca é outra cultura que teve suas atividades de colheita interrompida devendo atrasar a safra. A quantidade de áreas de 2 ciclos nesta safra estão acima do normal.

O mercado não está em condições de absorver os produtos disponíveis com consequentes preços baixos, nem mesmo a recente ativação da AGF para a fécula e farinha feita pela CONAB fez com que o mercado reagisse.

Os preços se mantem inalterados tanto para raiz de mandioca, fécula e farinha de mandioca.