Dez dias após temporal, Maripá se recupera com ajuda de servidores públicos e voluntários
Dez dias após o temporal que devastou Maripá, o município do Oeste do Paraná se restabelece e o panorama é de organização e limpeza.
Segundo a Prefeitura da cidade, a rápida mudança no cenário foi possível devido à agilidade na resposta ao desastre e à união da comunidade. Na mesma noite do temporal, equipes do município foram mobilizadas e servidores foram para as ruas com máquinas para liberar as vias e permitir o tráfego de veículos na cidade.
O secretário de Viação, Obras e Serviços Públicos, Adilson Gonçalves da Cruz (Chicão), coordenador da Defesa Civil no município, afirma que o trabalho deve continuar pelas próximas duas semanas.
“No primeiro momento, o objetivo foi de atender as famílias da cidade e do interior que tiveram suas casas afetadas e, paralelamente, iniciamos a desobstrução das ruas que tinham muitas árvores e galhos caídos, principalmente as que estavam sob a rede de energia”,
explica.
Desde então, diversas equipes compostas por servidores públicos e voluntários seguem trabalhando no recolhimento de galhos e limpeza das ruas.
- Leia também: Maripá decreta estado de emergência após tempestade; prejuízos passam de R$ 100 milhões
Solidariedade
Conforme a Prefeitura, uma “corrente de solidariedade” se formou logo no primeiro momento após o desastre.
“Além do trabalho dos servidores, que não mediram esforços durante todos estes dias, tivemos também a importante ajuda de voluntários da cidade e de toda a região, que se solidarizaram com a situação e nos deram apoio naquele momento e somos muito gratos por todo suporte que recebemos”,
destaca o prefeito Rodrigo Schanoski.
Energia
A Copel restabeleceu por completo a energia na cidade e no interior na última sexta-feira (29). O relatório final da Companhia Paranaense de Energia registrou a substituição de 96 postes quebrados, três transformadores na área urbana e 700 metros de cabos de energia.
A Prefeitura destaca que equipes de todo o estado foram mobilizadas para atuar no restabelecimento da luz. Durante os seis dias que sucederam o temporal, uma média de 46 eletricistas estiveram diariamente na cidade. A Copel criou, ainda, um ponto de atendimento emergencial, com horário estendido, na Prefeitura Municipal entre 25 e 29 de abril para atender aos consumidores.