CE

A cultura empreendedor chegou para inovar a maneira como as empresas lidam com as suas relações de trabalho. O Projeto Jovem Empresário colecionou diversas experiências para que o empreendedor desenvolva a sua inteligência emocional para lidar com pessoas e implantar a cultura organizacional no seu negócio.

Você sabe o que é cultura empreendedora? Construir um a cultura empreendedora é criar um ambiente mais inovador com um ecossistema de negócios colaborativo, de forma que o sucesso de um sirva de motivação e inspiração para os outros. É um processo de crescimento orgânico e exponencial, o próprio ambiente gera combustível para se auto sustentar.

Esta cultura empreendedora não precisa acontecer somente nos conglomerados de negócios, como o Vale do Silício, por exemplo. Ela deve acontecer dentro de cada organização, mas para que isto seja possível, o empreendedor precisa mudar o seu mind set e trabalhar a sua inteligência emocional para saber lidar com as situações e, principalmente, com as pessoas.

Para qualquer estágio da jornada empreendedora, a experiência dos erros e acertos é o principal canal de aprendizado. E esta experiência pode ser compartilhada através da mentoria. Não precisa estar no topo para ser mentor de alguém, basta passar os seus erros e acertos para que alguém aprenda com eles. E isto pode ser feito dentro de uma empresa, numa mesma área, onde um funcionário mais experiente pode mentorar um funcionário que entrou recentemente.

Mas para que esta ação aconteça de forma assertiva, é muito importante que o espírito de colaboração e de ação estejam bem definidos. Trabalhe a motivação da equipe, recompensando os funcionários pelas ações e implante na sua empresa a cultura de menos reclamação, mais ação. Mesmo que as ações não sejam bem-sucedidas, a experiência do erro é muito mais valiosa para a organização do que apenas a reclamação.

 Outra forma sistemática de trabalhar com a cultura empreendedora é pensar pequeno. Isto não quer dizer que a empresa não deva ter planos e almejar conquistar o mundo, apenas que para isto ela deve começar resolvendo o problema por partes, e resolver as partes pequenas primeiro. É a velha estratégia de guerra dividir para conquistar, mas neste caso a guerra é pelo sucesso.

A cultura empreendedora é um mecanismo muito fácil de entender e eficiente no seu processo de geração de resultados, a tarefa mais árdua que o empreendedor terá que lidar é com a resistência das pessoas. Convencer as pessoas a mudarem a sua forma de pensar e agir dentro de uma organização é exaustivo, pois cada pessoa tem que ser convencida pessoalmente para isto. Quanto mais idade e experiência de trabalho, mais esforço deve ser despendido para estabelecer esta cultura nas pessoas.

Todo o esforço vale a pena, pois mesmo que não se tenha a totalidade das pessoas convencidas num primeiro momento, a cultura empreendedora irá crescer de forma orgânica dentro da sua empresa e aqueles mais resistentes logo verão os benefícios e se convencerão também. Esta é a Cultura empreendedora, onde todo mundo ganha um pouco de cada um.

Fique atento as oportunidades do ecossistema empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.