iudy

O Projeto Jovem Empresário hoje quer dividir com você um pouco a experiência de um de nossos mentorados: Iudy Makino CEO da Rubber Brasil

O Projeto Jovem Empresário hoje quer dividir com você um pouco a experiência de um de nossos mentorados: Iudy Makino CEO da Rubber Brasil, uma empresa que oferece pisos feitos com borracha granulada, também chamados de pisos vulcanizados. Entre os diferenciais este piso amortece impacto de quedas, é antiderrapante, evita poças d’água, além de não possuir tirar nem emendas, como se fosse um asfalto de borrada. Iudy contou para gente um pouco sobre os desafios os Desafios de empreender no Brasil e no exterior, confira a seguir:

 

“Apesar da palavra “empreendedorismo” ser relativamente nova aos nossos ouvidos, a ação de empreender já existe faz muito tempo, e não é à toa que hoje mais de 70% dos empregos gerados no Brasil são frutos de micro e pequenas empresas. Muitos empreendedores iniciaram nesse mundo mesmo sem saber o significado dessa palavra e acabaram contribuindo, de forma positiva, para que o Brasil conquistasse o 5º lugar no ranking de países com empreendedores “mais determinados do mundo”, segundo um estudo publicado pela Fast Company.

 

Hoje mais de 1/4 do PIB nacional é graças ao trabalho de micro e pequenos empresários que superam desafios diários para tentar sobreviver diante do complicado mercado brasileiro. Quando eu decidi largar meu emprego e empreender com a Rubber Brasil em setembro de 2016 o que eu mais escutava era a frase: “Que coragem”. Muitos me alertavam para o grande desafio que era empreender no Brasil. Foi nesse momento que fui me aprofundar um pouco mais e conhecer a diferença entre empreender no Brasil e no exterior. Vou listar alguns pontos importantes: 

 

1º Desafio: Abertura de Empresa: Estima-se que em média o brasileiro demore de 3 a 4 meses para abrir uma empresa, enquanto no exterior a média chega a ser de apenas 3 dias. Essa demora toda é gerada pelo fato de que o empresário no Brasil tenha que passar por até 17 procedimentos para, enfim, conseguir um número de CNPJ. 

 

2º Desafio: Complexidade Tributária: Será que alguém poderia me explicar qual a exata diferença entre ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS, CSLL? Qual a exata definição de alíquota? Porque existe imposto sobre imposto? Para onde vai todo esse dinheiro? Entender o sistema tributário nacional é um desafio e tanto. A implementação do Simples já ajudou bastante, mas ainda há muito a ser simplificado. 

 

3º Desafio: Obtenção de Crédito: Estudos dizem que quase 40% da população sonha em ter o seu próprio negócio, porém uma das maiores as complicações é a obtenção de crédito. É engraçado pensar que apesar dos novos empreendedores precisarem de crédito para investir e garantir fluxo de caixa para seu negócio, quem já está mais estabilizado no mercado acaba conseguindo crédito com mais facilidade. Hoje o Brasil tem uma das maiores taxas de juros do mundo, perdendo apenas para a Rússia, o que acaba inviabilizando o sonho de muita gente em entrar no mundo dos negócios. 

 

4º Desafio: Recursos Humanos: Uma frase que gosto bastante é: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado.” Tudo isso faz muito sentido, porém infelizmente no Brasil as coisas são um pouco mais complicadas. Colocando na ponta do papel, a soma dos impostos que a empresa e o empregado pagam ao governo, resulta que o governo recebe da empresa mais de 100% do salário bruto do contratado. Isso significa que tanto o empregado vai receber menos, quanto a empresa vai gastar mais, para que a empresa possa tentar expandir seus negócios. 

 

Diante de todo esses desafios, aliado ao cenário econômico e político do país, é até compreensível o medo e a apreensão de empreender no Brasil. Porém tem 1 palavra que é capaz de superar todos esses itens e fazer com que o nosso país seja um dos melhores do mundo para empreender: Oportunidades. O mercado brasileiro é um mercado ávido por consumir produtos de qualidade. O brasileiro gosta de inovação, é um país que possui muitas pessoas criativas e talentosas. Apesar de tudo isso, o Brasil ainda é um país imaturo e possui poucos produtos e serviços de qualidade. Quando você coloca tudo isso na balança, a oportunidade no Brasil acaba pesando mais. Vale a pena empreender no Brasil, basta querer!”

 

Gostou do depoimento? Quer conhecer outros cases de sucesso? Faça parte da nossa Comunidade Empreendedora e tenha acesso a textos exclusivos sobre empreendedorismo. Acesse: http://projetojovemempresario.com.br/plans, e conheça nossos planos.