A chapa Consolidação venceu a eleição da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa, realizada nesta terça-feira (16), com 43 votos favoráveis, um voto contrário e três abstenções. O presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), que foi reconduzido ao cargo para a gestão 2013-2014, classificou o processo como “uma vitória dos paranaenses”. Ele prometeu continuar com as medidas de transparência e modernização iniciadas no ano passado.

Rossoni ressaltou ainda o apoio e a confiança dos deputados, principalmente dos partidos e blocos que vão integrar a nova Mesa do Legislativo. “Que esta vitória seja dos paranaenses. E que a gente possa aprofundar as mudanças. Teremos uma Assembleia ainda mais transparente. E com os votos que tivemos, fica claro que a maioria dos deputados também deseja estas mudanças. Vamos entregar a Casa daqui a dois anos como a melhor do Brasil”, afirmou o presidente.

Para os próximos dois anos, a direção pretende consolidar o sistema de informatização e modernização da Casa. Os avanços e as mudanças, assegurou o presidente reeleito, serão definitivas. Rossoni destacou também o papel da imprensa no auxílio e na permanente vigilância dos atos da Assembleia. “Se não fosse a imprensa nos auxiliando, não teríamos avançado. E não vamos nos afastar um milímetro que seja da meta que traçamos, de sermos a Assembleia mais transparente do Brasil. Vamos consolidar este processo. Não haverá retrocesso. E peço novamente o apoio da imprensa”, destacou.

Entendimento – A chapa que vai assumir a Mesa Executiva a partir do próximo ano foi o resultado de um amplo diálogo e da construção de um entendimento com as bancadas no Legislativo. Apenas um voto foi contrário à futura gestão, do deputado Cleiton Kielse (PEN). Os parlamentares do PT (Tadeu Veneri, Luciana Rafagnin e Toninho Wandscheer), assim como na eleição anterior, em fevereiro de 2011, se abstiveram de votar na chapa concorrente. Antes da eleição pelos parlamentares, Rossoni utilizou a tribuna, em Plenário, para mais uma vez defender a instituição.

“Agradeço a forma como as lideranças conduziram o processo de construção da chapa para chegarmos até aqui. O importante é que vivemos um novo momento. E nós, parlamentares, assumimos o compromisso com as mudanças e com as transformações. Assumo o compromisso de dar o melhor de mim, de honrar este Poder”, prometeu.

A nova Mesa Executiva será empossada no dia 2 de fevereiro de 2013 e ficou constituída da seguinte forma:

Presidente: deputado Valdir Rossoni (PSDB)
1º Vice-presidente: deputado Artagão Júnior (PMDB)
2º Vice-presidente: deputado Douglas Fabrício (PPS)
3º Vice-presidente: deputado Nelson Luersen (PDT)
1º Secretário: deputado Plauto Miró (DEM)
2º Secretário: deputado Ademir Bier (PMDB)
3º Secretário: deputado Gilson de Souza (PSC)
4º Secretário: deputado Fábio Camargo (PTB)
5º Secretário: deputado Gilberto Ribeiro (PSB)