Casos de dengue em Quatro Pontes sobem para 85
O número de casos de dengue subiu para 85 em Quatro Pontes, na região metropolitana de Toledo, no oeste do Paraná.
Conforme o levantamento do Índice Amostral (LIA), a cidade vive uma verdade epidemia de dengue, e o número chega a 4,1%, sendo muito superior ao indicado pelo Ministério da Saúde, que é 1%.
Dengue em Quatro Pontes: número de casos é muito alto para uma cidade de 4.015 habitantes
Dados divulgados nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Saúde mostram que o número de casos de dengue subiu assustadoramente para uma cidade de apenas 4.015 habitantes.
Além dos 85 casos de dengue em Quatro Pontes, 94 quadros foram notificados, sete descartados e um ainda espera resultados oficiais.
Arrastão contra a dengue
Na semana passada, o centro da cidade e outros bairros receberam um arrastão contra a dengue.
A ação foi formada por profissionais das Secretarias de Saúde e de Obras, Urbanismo e Transportes, agentes de endemias, Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), incluindo servidores dos Departamentos de Meio Ambiente, de Fomento à Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, de Cultura, de Esportes, funcionários públicos, além de voluntários.
Amparado por caminhões, o grupo percorreu o município de casa em casa, incluindo lotes e beiras de estradas, recolhendo o maior número de materiais que servia de criadouros de larvas do mosquito.
Além disso, houve um trabalho de conscientização na comunidade.
De acordo com Marco Antônio Wickert, secretário de Saúde, prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, além da zika e chikungunya.
“A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios. As medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos. É simples e rápido combater o Aedes aegypti. Se cada um colaborar, vamos, sem dúvida, vencer essa luta”.