O Grupo de Estudos de Jornalismo e Gênero da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com o mestrado em Jornalismo, promove nesta sexta-feira (8) o II Colóquio Mulher e Sociedade. Neste ano, o encontro discute o tema “Questões de Gênero: Intersecção entre Estado e Sociedade Civil”. Integrante da comissão organizadora e idealizadora do grupo Jornalismo e Gênero, Paula Melani Rocha explica que a importância em pautar este tema é olhar se o Estado e as políticas atendem ou não as questões de gênero que norteiam a sociedade.
A escolha da data para realização do evento também é significativa, pois simboliza as lutas históricas das mulheres. Outra organizadora, Karina Janz Woitowicz, conta que a ideia é marcar o dia com debates relevantes sobre os direitos das mulheres e as desigualdades atuais.
“O evento, aberto à comunidade, busca aproximar a universidade e os setores da sociedade envolvidos com as questões de gênero, para propor reflexões e compartilhar práticas focadas nos direitos das mulheres”, conta Karina. O colóquio tem início às 8 horas da manhã, no Grande Auditório do Campus Central da UEPG.
Ainda pela manhã, haverá palestra e apresentação de painel temático. À tarde, a partir das 14 horas no Pequeno Auditório, ocorre o Encontro Científico com apresentação de trabalhos acadêmicos sobre gênero. Às 18 horas o público tem a oportunidade de assistir a um documentário sobre a Marcha das Vadias em Ponta Grossa. Para finalizar, palestra e painel temático a partir das 19 horas.
Integrante do grupo de pesquisa Jornalismo e Gênero, a estudante Crys Kühl avalia a importância de participar do evento. “Como participante do colóquio, na organização, apresentação e como ouvinte, posso dizer que aprendo muito sobre cidadania, desde as discussões do grupo sobre o tema até o contato com os outros participantes”.
A programação diversificada gera espaços para debater as relações de gênero nos movimentos sociais, em questões-étnicas e políticas, além das lutas enfrentadas pelas mulheres na conquista da cidadania. O evento conta com apoio da UEPG, Fundação Araucária, Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Jornalismo da UEPG.