As lavouras de milho e trigo do norte do Paraná tiveram perdas entre 15% e 30% devido às geadas que afetaram o Estado na última semana. Elas estavam em fase mais atrasada de desenvolvimento, portanto, no momento da geada, encontravam-se em estágio mais suscetível a baixas temperaturas. No caso do café, os danos ainda estão sendo levantados.  (Valor)

O café foi a cultura mais atingida pela geada deste ano. Um total de 80% da área ocupada com o grão no Estado sofreu com o problema.  Ocorreram três tipos de geada durante a semana no norte e noroeste do Paraná. “A geada de vento, a geada branca e a geada negra, que queima a folha com a formação de gelo. Esta última é a pior que tem. A queda na produção de café no Estado deve ser sentida na próxima safra”. (faep)

BNDES 

O BNDES anunciou que as taxas de juros do Programa BNDES de Apoio à Renovação e Implantação de Novos Canaviais (BNDES Prorenova) serão reduzidas, com juros fixos de 5,5% ao ano. Esta redução, segundo o banco, se deu devido à etapa agrícola da produção do etanol, que representa cerca de 70% dos custos finais. Espera-se que, com a redução dos gastos no plantio, as usinas e os produtores rurais possam investir mais, com a expansão ou a renovação de maiores áreas. (BNDES)

Boi

No mercado do boi gordo os preços permanecem estáveis, entretanto a tendência é altista para o mercado. Com as geadas da última semana e o frio, as pastagens estão bastante comprometidas e a expectativa é que as chuvas se tornem cada vez mais raras e espaçadas. De acordo com analistas, vai faltar boi e os preços têm que subir como reflexo dessa falta até o pico da entressafra, entre os meses de outubro e novembro. (Notícias Agrícolas)

Sicredi

A cooperativa de credito SICREDI sediada em Maringá – a maior do Sistema Sicredi no Brasil – promove Assembleia Geral Extraordinária  na noite de quinta-feira (dia 1º de agosto) para anunciar a união com a Sicredi Integradas Centro Leste Paulista, de Limeira, passando a atuar em 33 municípios do Estado de São Paulo.  (flamma)

Rodeio 

O cancelamento do rodeio profissional programado para o último final de semana na Expo Rondon em Marechal Cândido Rondon levantou a discussão sobre os riscos de novos cancelamentos de rodeios na região oeste do Estado, já que estes eventos são típicos em diversos municípios. O rodeio foi cancelado após uma ação civil pública movida pelo Ministério Público (MP), que proibiu o uso de instrumentos que caracterizam maus-tratos contra os animais utilizados nas montarias.   (JORNAL DO OESTE)

Frutas

Devemos ter queda na produção de frutas de caroço. Os fruticultores  pararam a poda para verificar as frutas que resistiram ao frio. Ainda não há como precisar a porcentagem de perda. As árvores de maçã que tiveram quebra na dormência vão ter queda na  produção. Caso persistam as fortes geadas, poderão ocorrer perdas em áreas de aveia em floração e frutificação. As áreas de pastagens nativas queimaram como era o esperado e ocorre anualmente no inverno.

Leite 

Quedas na produtividade leiteira, caso aconteçam, deverão ser mínimas, uma vez que a região de Ponta Grossa (Palmeira, Castro, Arapoti, Carambeí) é a mais tecnificada em leite no Estado e trabalha com folga no que diz respeito ao estoque de alimentação para as vacas leiteiras. (Seab)

Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.