A consultoria alemã Oil World disse que os preços da soja e de outras importantes oleaginosas deverão cair nos próximos meses com o aumento da produção nas Américas e na Europa. A produção total das dez principais oleaginosas em 2013/14 subirá para 484,5 milhões de toneladas, ante 463,5 milhões em 2012/13, estimou a consultoria. (Reuters)

Feijão

O governo Federal zerou o imposto de importação incidente sobre diversos tipos de feijão para tentar conter a escalada das cotações domésticas do produto e evitar a pressão inflacionária armada nessa frente. A isenção do imposto de 10% anunciada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), que entrou em no início da semana, deverá ser mantida até o dia 30 de novembro. (Valor Econômico)

Mas a decisão do governo não agradou produtores. Para eles, as importações de feijão podem causar momento crítico de decisão de plantio aos pequenos produtores no início da nova safra. Nesta época do ano, apenas regiões com irrigação produzem mais. A solução seria um preço mínimo suficiente para que o produtor não migre para outra cultura.

Febraban

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), o Brasil começou a dar os primeiros passos para colocar um fim à sua tradição de renegociação de dívidas da agricultura com a  decisão do governo de obrigar todos os agricultores que tomam recursos do sistema de crédito rural (com juros controlados de até 5,5% ao ano) a aderirem ao seguro público rural. A medida passa a valer a partir de 1º de julho do ano de 2014 – o início da safra 2014/15. (Valor Online)

Agronegócio 

O agronegócio já contratou 92% dos recursos previstos para a safra 2012/2013. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o percentual corresponde a R$ 106,14 bilhões contratados entre julho do ano passado e maio deste ano. O valor é 30% maior que o contratado no mesmo período da temporada anterior. (Ag. Brasil)

Cocamar

Um dos destaques na programação de aniversário de 50 anos da Cocamar é a inauguração do memorial localizado no parque industrial da cooperativa. Produzido pelo muralista e artista plástico Antonio Rizzo com a participação do arquiteto Marcos Kenji, ambos de Maringá, o memorial resume a história da cooperativa e presta um reconhecimento a fundadores e pioneiros. (Flamma)

Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.