O Conselho Monetário Nacional aprovou, na segunda-feira (29), o novo modelo de Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), anunciado no Plano Safra 2014/2015.

A partir do dia 2 de janeiro de 2015, o seguro não vai mais cobrir apenas o custo de produção, mas garantirá também a renda esperada pelas agricultoras e agricultores familiares. É esperar para ver.

Trigo 

O estado do Paraná aumentou sua área cultivada de trigo em 35%, chegando a 1,3 milhão de hectares. Com isso, o estado deve aumentar sua produção em 112%, atingindo 3,9 milhões de toneladas, segundo dados do relatório da Secretaria da Agricultura do PR.

De acordo com a consultoria Trigo & Farinhas, haverá ainda a importação de 300 mil toneladas de trigo do Paraguai, da Argentina e dos Estados Unidos. Com isso, os paranaenses terão um excedente de 1,6 milhão de toneladas do grão. (Agrolink)

Plano Safra 

As liberações de recursos do Plano Safra 2014/2015 já atingiram R$ 3,6 bilhões apenas entre julho e agosto de 2014. O número equivale a 28% do total orçado, que é de R$ 12,7 bilhões para os segmentos de máquinas/equipamentos agrícolas e armazenagem. (Agrolink)

Bovinos

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o rebanho bovino do mundo está estimado em 1,03 bilhão de cabeças. O maior efetivo está na Índia, com 329,7 milhões de cabeças, o que representa 31,9% do total. O Brasil fica com a segunda colocação, com 208,0 milhões de cabeças em 2014, o que equivale a 20,1% do rebanho mundial. (Scot Consultoria)

Milho 

Apesar de os preços do milho registrarem recuperações em algumas praças, a queda ainda prevalece na maioria. A Conab, por enquanto, não indica novo leilão e, com os valores internacionais também em queda, a paridade de exportação está se reduzindo, diminuindo a competitividade do milho nacional.

Pesquisadores do Cepea indicam que esse cenário segue preocupando vendedores, já que, com o fim da colheita, os silos estão cheios, compradores estão abastecidos e a demanda externa apresenta ritmo muito lento. Além disso, a comercialização interna segue lenta e armazenar o grão torna-se uma dificuldade, tanto pelo espaço quanto pelo custo.

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.