Conmebol define data para retorno das competições sul-americanas e para início das eliminatórias
A Conmebol, por meio de seu conselho técnico, definiu e aprovou, na tarde desta sexta-feira (10), a data de reinício da Copa Libertadores da América. A principal competição de clubes do continente está programada para retornar nos dias 15 e 16 de setembro. A final será disputada em janeiro de 2021.
De acordo com o jornal O GLOBO, a Copa Sul-Americana também teve seu retorno definido. Será na semana do dia 27 de outubro, com a decisão programada para janeiro de 2021.
No entanto, ainda não se sabe se a final será no Maracanã. O principal estádio do país seria palco da decisão em novembro. Por enquanto, o cronograma da entidade continua o mesmo, mas muito dependerá de como estará a situação no país, que vive o pico da pandemia do coronavírus.
A Libertadores foi encerrada após a segunda rodada da fase de grupos. O Grenal, disputado no dia 12 de março e que terminou em 0 x 0, foi a última partida antes da paralisação. Ainda faltam 11 datas até o encerramento.
Já a Copa Sul-Americana foi encerrada logo após a primeira fase, no dia 27 de fevereiro, com a partida entre Fortaleza x Independiente. Os cearenses venceram por 2 x 1, mas foram os argentinos quem se classificaram.
Eliminatórias também retornam
Já as Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, começarão em outubro, e se estenderão até janeiro de 2022. A Conmebol adiou em um mês o início, que estava programado para dia 3 de setembro. O Brasil irá enfrentar a Bolívia, em local ainda a confirmar. Inicialmente marcada para a Arena Pernambuco, o jogo pode ser no Maracanã.
Como fica o Calendário Brasileiro
O calendário divulgado pela CBF na última quinta-feira (o9), já dava indícios de que as competições na América do Sul voltariam em Setembro. Em três meios de semana (16, 23 e 30), há espaço para a Libertadores, assim como no dia 27 de outubro.
Em novembro, há apenas uma data disponível, na semana do dia 25, data que, possivelmente, as oitavas-de final começariam. Em dezembro, pelo menos três meios de semana estarão disponíveis para jogos. Por fim, em janeiro, seriam jogadas as semifinais e a final da competição.