A Conab realiza nesta próxima terça-feira (7), leilão de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural), para apoio a comercialização de 150 mil toneladas de trigo no Paraná.  O valor inicial do prêmio será divulgado pela Conab com até dois dias de antecedência.

Para calcular o valor do prêmio, a Conab dividiu o Paraná em duas regiões, estabelecendo que o produto que será negociado em leilão deve estar armazenado na região de produção. Na Região I será apoiada a comercialização de 140 mil toneladas e na Região II 10 mil toneladas.

Para participar do leilão o produtor, ou sua cooperativa, devem procurar uma corretora para providenciar o cadastramento na Bolsa por meio da qual será realizada a operação. Somente os corretores credenciados pela Bolsa poderão fazer lances no Pepro.

Leite
E com a recuperação das pastagens, o preço do leite pago ao produtor deve começar a cair. A produção nacional, que cresceu 8,6% no primeiro semestre no país, deve apresentar desaceleração e crescer menos no segundo semestre.

Gado
E setembro o preço do boi gordo registrou o maior patamar de preços da série histórica do Cepea, iniciada em 1994. Na quarta-feira (1º), o Indicador ESALQ/Bovespa foi de R$ 129,60 à vista. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso nos preços ainda vem da baixa oferta de animais prontos para o abate.

Milho
O plantio do milho na safra 2014/15 no Paraná é o menor já registrado nos últimos seis ciclos.

Importante para o processo de rotação de cultura, o plantio de milho no ciclo de verão está cada vez menor nesta safra (2014/15). O Paraná vai destinar 573 mil hectares para o grão. Uma área 14% inferior se comparado à safra anterior.