Após um 2013 de preços acima da média, o cenário para a soja deverá continuar positivo para a comercialização ao longo de 2014. Sem novidades, o ano não deverá ser de resultados tão positivos como o atual, mas mesmo assim os produtores não terão motivos para reclamações.

Apesar do quadro de super oferta mundial de soja, os preços da commodity deverão oscilar em torno de US$ 12,50 por bushel, na CBOT (Bolsa de Mercadorias de Chicago) nos próximos meses, patamar que permanece acima da média histórica de US$ 12,00.  (Uol)

Portos

A movimentação dos Portos de Paranaguá e Antonina já superou o total de 2012. Até a primeira quinzena de dezembro de 2013, foram importadas e exportadas 44,7 milhões de toneladas de cargas.

O balanço parcial foi divulgado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina que informou também que durante os 12 meses de 2012, os portos paranaenses movimentaram 44,6 milhões. (Appa)

Café 

A Conab divulgou a quarta estimativa de safra de café e confirmou que, neste ano, o Brasil deverá colher 49,15 milhões de sacas de 60 Kg do produto beneficiado (arábica e robusta).

Esse resultado representa uma redução de 3,3% (1,67 milhão de sacas), se comparado aos 50,83 milhões do período anterior, de alta.

Segundo a Conab, a redução se deve ao ciclo de baixa bienalidade, ocorrido na maioria das áreas de café arábica, a continuação do regime de chuvas bastante irregular e a manutenção das altas temperaturas na maioria dos estados produtores, além de geadas no estado do Paraná. (Conab)

Lagarta 

Mais um Estado teve emergência fitossanitária declarada devido ao surto da lagarta Helicoverpa armigera – Mato do Grosso do Sul se junta aos Estados da Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Piauí.

O anúncio foi feito no Diário Oficial da União e assinado pelo ministro da Agricultura Antônio Andrade. A partir de agora, o estado já pode adotar as medidas de manejo previstas para a supressão da praga. Entre elas estão o vazio sanitário, a adoção de áreas de refúgio e a destruição de restos culturais aliados ao uso controlado de produtos químicos. (Mapa)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.