A comercialização antecipada da safra 2014/15 de soja no Brasil continua lenta, bem atrás do índice verificado um ano atrás, devido aos baixos preços oferecidos aos produtores rurais, disse nesta terça-feira (4) a Consultoria Céleres.

Até 31 de outubro, apenas 12% da soja a ser colhida em 14/15 havia sido comercializada, contra 32% no mesmo período da temporada 2013/14.

A comercialização avançou apenas 1% na comparação com a semana anterior.

Em relação à soja colhida na última safra, as vendas atingem 93% do volume.

Café
Os cafeicultores das principais cidades produtoras sofrem com os preços baixos na safra atual. Alguns preferem segurar a produção para aproveitar picos de alta e guardar o café para o próximo ano.

Segundo técnicos, o prejuízo para a safra de 2015/16 deve ser de 50% e os pequenos produtores já temem falta de renda para o próximo ano.

Premiação
Na próxima segunda-feira, 10, alunos, professores e familiares de escolas de todo o Estado estarão reunidos no Expotrade Pinhais para o evento de premiação da 19ª edição do Programa Agrinho.

Com o tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo“ o programa tem a proposta de estimular o desenvolvimento de trabalhos em diversas áreas nas escolas do Estado. É considerado por especialistas como o maior programa de Responsabilidade Social do Sistema FAEP/SENAR-PR.