Teve início o plantio de arroz na região do litoral. O plantio é mecanizado e utiliza sementes pré-germinadas. O nível tecnológico é alto e possibilita a obtenção de até 7.500 Kg/ha. Em Morretes, depois de um período chuvoso, o tempo estabilizou e a produção de hortaliças está se recuperando. Nesta época, as culturas principais são vagem, abobrinha, pepino e alface. (SEAB)

Lei Federal

Foi publicada, no Diário Oficial da União, a Lei Federal nº 12.285 que, entre outros itens, suspende a incidência do PIS/Cofins sobre a soja comercializada no mercado interno. A medida possibilita que as empresas, inclusive cooperativas, calculem créditos presumidos na comercialização dos produtos derivados de sua industrialização, sem limitações de aproveitamento, mesmo que vendidos com alíquota zero. (OCEPAR)

Embalagens 

Na próxima segunda feira, dia 14 de outubro, acontece o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas em São João do Oeste. A ação consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo. (OCEPAR)

Café

As lavouras de café que não foram afetadas pelas geadas  tiveram boa florada neste mês, mesmo assim algumas áreas estão sendo erradicadas em locais onde é possível e fácil a mecanização. Muitos produtores lamentam a situação da cafeicultura e não acham solução viável para continuar na atividade. Aqueles que estão com áreas grandes ou médias estão optando pela erradicação parcial do cafezal. (SEAB)

Terras indígenas

Um levantamento da CNM, Confederação Nacional dos Municípios, estima que 457 municípios brasileiros enfrentam problemas com demarcações de terras indígenas, o que equivale a 10% de todas as cidades do país. Frente a esse cenário, os prefeitos se reunirão em Brasília com o objetivo de avaliar o impacto dessas demarcações, o que poderá ocorrer e o estado de constante tensão que ocorre nesses municípios. (Notícias Agrícolas)

Portos

Os portos de Paranaguá e Antonina fecharam setembro com 35 milhões de toneladas movimentadas. O número é 3% superior ao registrado no ano passado. Entre os grãos, a soja já atingiu o patamar das sete milhões de toneladas exportadas, registrando alta de 8% no comparativo com o mesmo período de 2012.

Milho 

O milho também segue entre os destaques, totalizando 3,1 milhões de toneladas – uma alta de 7% em relação ao ano passado. Na importação, os fertilizantes totalizaram 7,1 milhões de toneladas, alta de 11% em relação ao ano passado de acordo com dados da APPA, Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina. (Appa)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.