A mulher telefonou para o Corpo de Bombeiros e seguiu as orientações. Criança ficou alguns minutos sem respirar

*Com informações do repórter Fábio Guillen, da RICTV Maringá

Um bebê de dois meses de vida escapou da morte na manhã desta sexta-feira (25) em Maringá. A criança engasgou enquanto mamava e graças as orientações que o Corpo de Bombeiros passou à mãe por telefone, o pequeno Victor voltou a respirar.

O áudio do atendimento mostra o desespero da inspetora de qualidade Leila Maria Santana Berci ao ver o filho imóvel e sem oxigênio. “Socorro, meu filho tá engasgado”, diz a mãe ao telefone.

Ela percebeu que a criança engasgou e correu até a rua de casa para pedir ajuda. Como não encontrou ninguém, voltou e telefonou para os bombeiros. A criança ficou alguns minutos imóvel e sem respirar, apenas com os olhinhos abertos, disse a mãe.

Depois de anotar o endereço da família, o cabo do Corpo de Bombeiros Anderson Painso transmite calma e orienta a mulher sobre os primeiros socorros. “Abre a boca da criança, vira ele de barriga pra baixo, deixa o tronco mais baixo do que as pernas e dá três tapinhas nas costas”.

Minutos depois o menino chora e a mãe avisa que ele voltou a respirar. Mesmo assim, o bombeiro informa que a ambulância já está a caminho para avaliar o bebê.

Depois de passado o susto, Leila não conseguia parar de chorar. Segundo ela, o filho sofre de refluxo e se engasgou com o próprio vômito.

A orientação dos Bombeiros é para que os pais ou cuidadores liguem para a emergência o mais rápido possível quando situações parecidas acontecem. O telefone dos Bombeiros é o 193.