Com chuvas dos últimos dias, Cataratas do Iguaçu registram vazão acima do normal

por Julia Cappeletto
com supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 5 out 2021, às 17h36. Atualizado às 17h48.

Depois de vários dias de chuva, a vazão da água nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, chegou a 2,9 milhões de litros por segundo nesta terça-feira (5). O nível considerado normal é de 1,7 milhão de litros por segundo. (Assista vídeo abaixo)

Com a estiagem que atinge todo o estado, as cachoeiras chegaram a registrar no início de junho apenas um quinto da vazão considerada normal para o período. Na região da Ponte da Amizade, entre as cidades de Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, no Paraguai, o nível do Rio Paraná esteve 8,5 metros abaixo da média dos últimos cinco anos.

A situação começou a voltar ao normal apenas em meados de junho, quando a vazão das Cataratas do Iguaçu voltou para 1 milhão de litros por segundo no dia 23.

Veja o vídeo:

https://youtu.be/NZ1M0tqRupM

Cataratas sem água

Em abril de 2020, imagens das Cataratas do Iguaçu quase secas correram o mundo. Na ocasião, conforme o monitoramento hidrológico da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), a vazão chegou apenas a 260 m³ por segundo, ou seja, cinco vezes menos do que a vazão normal.

A maior seca já registrada nas Cataratas do Iguaçu aconteceu em 1978, com apenas 76 metros cúbicos por segundo. Por outro lado, o recorde de maior vazão acontece em 1983, quando atingiu 32.000 metros cúbicos por segundo. 

Veja fotos tiradas em 2020: