Cocamar fez um balanço positivo da participação da cooperativa na Expolondrina 2013.  Embora alguns negócios ainda estejam em andamento, a expectativa é que as vendas fiquem em torno de R$ 2 milhões. O estande recebeu um grande número de visitantes todos os dias, entre cooperados de todas as unidades da região Norte, público em geral e estudantes, o que contribuiu para fortalecer ainda mais a marca Cocamar e na divulgação da linha de produtos no varejo. (FLAMMA)

Cana

Na região de Apucarana, em virtude das chuvas, a colheita da cana de açúcar na região Norte sofreu um ligeiro atraso, devendo ser reiniciada nessa semana. A área plantada nessa safra teve um aumento em torno de 15% e apresenta, até o momento, um bom desenvolvimento. (SEAB)

Trigo 

A semana começou  com temperaturas amenas na região de Cascavel, em torno de 14°C. O tempo segue ensolarado, o que deve impulsionar o plantio do trigo assim que as condições de solo forem favoráveis. A situação do milho 2° safra é boa. Se as condições climáticas não atrapalharem, haverá uma ótima safra.(SEAB)

Geada

E a madrugada se manteve fria com ocorrência de geada fraca nos municípios de General Carneiro e Bituruna, com temperatura de 1 C°. Nas demais localidades da região Suldoeste, houveram geadas localizadas. O sol está presente em toda a região, facilitando as atividades no campo. (SEAB)

Embrapa

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocupam desde ontem (15) pela manhã a sede da Embrapa, na Rodovia do Talco, em Ponta Grossa. Com barracas de lona, os trabalhadores pretendem permanecer no local. A reivindicação é a agilidade para a reforma agrária na região. Desde 2003, cerca de 50 famílias aguardam a liberação do título de propriedade dos 630 hectares de terra, ocupadas pelos membros do pré-assentamento Emiliano Zapata, na fazenda da Embrapa, no distrito de Itaicoca. (Doário dos Campos)

Colheita

Em Ponta Grossa, o tempo segue firme, com sol, e frio. O clima está favorecendo as operações de colheita de milho e soja, com bom volume. 88% da área com milho apresenta um  rendimento de até 10.500kg/ha. A soja tem 80% da área colhida, com rendimento 3.700kg/ha. O feijão das secas, 25% da área colhida com  rendimento de 2.600kg/ha. E colheita de feijão deve tomar impulso nesta 2ª quinzena de abril e vai até maio(SEAB)

Trigo

De acordo com a Agência Reuters de Notícias, o Brasil já comprou mais de 300 mil toneladas de trigo dos Estados Unidos em 2013, volume seis vezes maior do que o registrado em todo o ano passado. Essa compra foi proporcionada por uma recente redução de tarifa para importações fora do Mercosul. Preocupado com a inflação e diante de uma quebra de safra de trigo no Brasil e nos países vizinhos que elevou os preços, o governo brasileiro elevou a cota de importação do cereal de fora do Mercosul de 1 milhão de toneladas para 2 milhões de toneladas.

Grãos 

Com o início do plantio da nova safra de grãos nos Estados Unidos, não apenas os produtores rurais, mas também os especuladores começam a olhar para o céu – e para os boletins meteorológicos – antes de tomar decisões e fazer suas apostas.Todos os anos, o mês de abril marca o início do que traders chamam de “mercado climático”, o período em que os preços internacionais de soja, milho e trigo ficam particularmente sensíveis ao tempo no Meio-Oeste e nas Grandes Planícies americanas. (Valor Econômico)

Commodities 

No primeiro trimestre de 2013, os preços internacionais das commodities agrícolas (soja, milho e trigo) refletiram a conjuntura do cenário internacional, decorrente de fatores fundamentais e financeiros. Apesar do quadro vigente, os preços das commodities foram superiores àqueles observados em igual período de 2012. Em março, com a divulgação dos estoques trimestrais dos Estados Unidos e a primeira intenção de plantio da safra norte-americana 2013/2014, os preços sofreram impacto negativo.

Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.