O custo de produção da próxima safra de soja teve um aumento de pelo menos 15%, segundo informações do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola. Para técnicos, os entraves gerados com a falta de infraestrutura adequada são os principais fatores para esse crescimento. O aumento do frete e dos insumos são apontados como alguns exemplos do que tem impactado no custo de produção elevado, situação que ainda é reflexo, por exemplo, da falta de logística. (Notícias Agrícolas)

Soja

A soja fechou a sessão de ontem, quinta-feira (11), em terreno misto na Bolsa de Chicago. Após uma sessão de bastante volatilidade, as posições de curto prazo conseguiram sustentar as altas e fecharam no positivo e os vencimentos mais distantes terminaram o dia no vermelho. O contrato maio/13 recuperou o patamar dos US$ 14 por bushel, terminando o dia a US$ 14,02, subindo 9,25 pontos. Analistas afirmam que os últimos números trazidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) não causaram um impacto muito expressivo no mercado internacional de grãos e que o foco dos investidores já se volta, novamente, para os fundamentos. (Notícias Agrícolas)

Laranja 

A queda da oferta e da produtividade das laranjas na Flórida, principal Estado produtor norte-americano, pode criar oportunidades para a exportação do suco brasileiro, avaliou o Cepea, Centro de Estudos em Economia Aplicada. Segundo o Cepea, citando dados do Departamento de Agricultura dos EUA, a oferta de laranja na Flórida recuou 5,9 por cento nesta temporada, e o rendimento das frutas também caiu por conta de doenças e de uma forte seca. (Reuters)

Febre aftosa 

O governador Beto Richa anunciou ontem (11), em Apucarana, a implantação de um sistema  de comprovação  online de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. A partir deste ano, já em primeiro de maio, pecuaristas e fornecedores da vacina poderão realizar o procedimento diretamente no site da Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná. O sistema permite que o produtor acompanhe todo  processo relacionado à saúde dos animais desde a compra, a aplicação da vacina e a comprovação do procedimento. (SEAB)

Trigo

E na região Norte os trabalhos com a semeadura  do trigo seguem a todo vapor. A umidade está adequada para a continuidade dos trabalhos  dentro do período recomendado para cada município, de acordo com o zoneamento agrícola. Do total estimado, 35% da área já está no campo e com bom desenvolvimento, sendo que 95% das áreas são realizadas no sistema de plantio direto. (SEAB)

Temperatura

E o tempo deve mudar a partir de hoje também nas regiões norte e noroeste do Estado. O final de semana tem previsão de queda acentuada nas temperaturas, chegando a mínima perto de 10 graus, segundo os principais institutos meteorológicos do país.(SEAB)

Para assistir aos programas do RIC Rural, clique aqui.