Começou ontem e prossegue até sábado dia 6, uma ação integrada nos municípios produtores de laranja do Estado, para o manejo coletivo do psilídeo, inseto transmissor da bactéria que provoca o greening.  Neste período, todos os citricultores devem fazer o controle do inseto com aplicações de inseticidas, conforme a recomendação técnica de seu engenheiro agrônomo. (flamma)

Transgênicos

E a produção brasileira com sementes geneticamente modificadas ultrapassam a metade da área plantada do território nacional.  58,24% da produção brasileira são transgênicas segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que aponta que a atividade agrícola nacional é atualmente de 63,7 milhões de hectares. No Paraná os números são maiores ainda. A biotecnologia na cultura de soja é adotada hoje em 84% da área plantada. O milho já atingiu a marca de 90% da área com o cultivo no Paraná . (folha web)

Soja

As exportações brasileiras de soja em grão totalizaram pouco mais de 3 milhões e meio de toneladas em março deste ano, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O volume supera em 268% as 959,6 mil toneladas exportadas no mês de janeiro, mas fica 16,5% abaixo das 4,236 milhões de toneladas apuradas no mesmo período do ano passado. A redução do volume embarcado na comparação anual deve-se à limitada infraestrutura logística do País.(AE)

Microbacias

O Programa de Gestão de Solos e Água em Microbacias será colocado em prática no Paraná a partir deste mês de abril, quando serão iniciadas as obras das primeiras 26 microbacias que já contam com projeto definido. Os trabalhos de conservação de solos, água e biodiversidade a partir da microbacia serão financiados pelo Banco Mundial, atendendo os requisitos para a prática de uma agricultura sustentável. As primeiras 26 microbacias a serem colocadas em práticas estão localizadas nos núcleos regionais da Secretaria da Agricultura em Londrina, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá,Pato Branco, Toledo, Umuarama, Cornélio Procópio, Laranjeiras, Paranavaí e Apucarana. (Seab)

Exportação

A balança comercial de março deste ano teve aumento nas exportações de alimentos como milho, açúcar e carnes bovina e de frango em comparação ao mesmo mês de 2012, de acordo com dados da Secex, Secretatia de Comércio Exterior. O milho apresentou a maior elevação entre os produtos exportados. Foi vendido, em março deste ano, 1,6 milhão de toneladas, o que representa US$ 474 milhões. Já no mesmo período de 2012 foram vendidos US$ 73 milhões, ou seja, aumento de 613,7% no valor. (MAPA)