Com as ocorrências de chuvas nos últimos dias, as atividades no campo ficaram parcialmente interrompidas. O tempo também está dificultado o tráfego nas estradas rurais da região, prejudicando o transporte de produtos agrícolas. Os produtores interromperam a colheita de soja e a de mandioca. Algumas empresas de fécula  estão adquirindo mandioca nos estados vizinhos: São Paulo e Mato Grosso do Sul. (SEAB)

Oficinas

E antecipando os preparativos para a Expoingá, a Emater faz hoje a oficina de uso sustentável de bambu, um curso que ensina a construir uma estufa feita de bambu para a produção com qualidade de várias culturas. A estrutura será utilizada durante o período da Expoingá onde serão plantadas hortifrutis. O curso é uma parceria da Emater com a Sociedade Rural de Maringá. Todos os procedimentos de montagem da estufa são feitos com a matéria-prima bambu. A oficina é realizada no espaço dedicado a Fazendinha no parque de exposições.(SRM)

Peixes

O consumo de peixes vem crescendo ano a ano no país e o Paraná é o quinto estado produtor de pescados nacional, atrás do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Ceará. Estima-se que 22 mil propriedades rurais possuem algum sistema de produção de peixe no estado. Em 2011 foram registrados uma produção de 35,8 mil toneladas de pescados. Os produtores paranaenses criam, principalmente, tilápia que responde por 75% do volume total de pescados no estado. (SEAB)

Clima

A Climatempo Meteorologia informa que, por conta das fortes chuvas que caíram nos últimos dias sobre o Paraná, a colheita de soja foi prejudicada, em especial no centro-norte e no leste do estado. Há risco de novas fortes chuvas sobre a região nos próximos dias. (Climatempo)

Embalagens

Nos dois primeiros meses de 2013, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores e pelo InpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, que representa os fabricantes, encaminhou para o destino ambientalmente correto 691 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Paraná. A quantidade de embalagens retiradas no estado é maior que a de 2012, representa um crescimento de 9%. O estado responde por 12% do total de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas no Brasil, nesse período. (InpEV)

Entraves

Os entraves logísticos que dificultam o escoamento da safra de grãos do Brasil começam a ter reflexos sobre as negociações com soja do país. Em entrevista ontem à agência Reuters, um gerente da divisão de soja da Sunrise, a maior trading da commodity da China, afirmou que a empresa poderá cancelar a compra de quase 2 milhões de toneladas do produto brasileiro em razão do atraso nos embarques provocados por congestionamentos nos portos. (valor econômico)

Égua mais cara

Quase R$ 1 milhão foi o que custou a égua mais cara já comercializada no Brasil. MS Perky Bug foi vendida por R$ 930 mil no último dia 08 de março durante a segunda edição do leilão Haras Raphaela, na cidade de Porto Feliz-SP, cidade do interior paulista. A égua foi valorizada por ser recordista mundial em uma das prova de três tambores, onde o competidor contorna os obstáculos no menor tempo possível. Além disso, MS Perky Bug venceu outra categoria denominada tira-teima. (Rural Centro)