O Consórcio Anti-ferrugem registrou 201 ocorrências de ferrugem asiática na soja em todo país, 64 focos no Rio Grande do Sul, 58 em Mato Grosso e 54 casos da doença encontrados nas lavouras do Paraná. No estado, a maior incidência de focos se encontra em Ponta Grossa, com 16, e em Tibagí, com  11 casos da doença.

Em plena colheita da safra os produtores devem intensificar o controle da ferrugem principalmente porque a soja tardia ainda está no campo. Com a colheita da soja precoce é mais fácil a proliferação dos esporos da doença que, juntamente com o clima úmido, se alastra com mais rapidez.

Hortifrutis

E nesta época do ano os problemas climáticos são os primeiros fatores de elevação dos preços dos hortifrutis. E como os produtos são em maioria perecível a compra e venda deve ser imediata. Alguns produtos aparecem com dobro do valor de uma semana para outra.

Cebola, alface, repolho e tomate são os produtos mais sensíveis a esse clima, gerando oscilação de valores. Os produtos que tiveram maior variação em relação à semana passada foram o tomate, com alta de 12%, e o repolho, que teve alta de 30% .

Show Rural

E começa em Cascavel a 25ª. edição do Show Rural Copavel. Em cinco dias mais de 200 mil visitantes deverão passar pela feira,  entre elas a presidente da República Dilma Rousseff, que confirmou presença nessa segunda (05), no período da manhã. Do Show Rural, a presidente segue para Arapongas onde no período da tarde inaugura uma unidade do Programa Nacional de Agroindustrialização dos Assentamentos da Reforma Agrária.

Soja

Após um 2012 de exportações intensas de soja, as vendas da oleaginosa ao exterior em janeiro de 2013 registraram um volume irrisório de 284 toneladas, informou na sexta-feira (01) a Secex, Secretaria de Comércio Exterior. Em dezembro o Brasil havia embarcado 135 mil toneladas. Em janeiro de 2011 foram 1,01 milhão de toneladas, após o país ter colhido uma safra recorde. O volume de janeiro equivale a não mais do que 10 caminhões carregados.

E o governo federal estuda taxar a exportação de soja e milho com a justificativa de evitar a falta desses produtos para a produção de carnes e para reduzir o preço de tais produtos no mercado interno e, em consequência combater a inflação, que se projeta ser alta neste ano. A FAEP lançou um manifesto repudiando qualquer tentativa de taxação na exportação de qualquer produto da agropecuária, numa tentativa de derrubar a Lei Kandir, que tantos benefícios trouxe ao produtor rural.

Para ver as matérias do programa RIC Rural, clique aqui.