Chuva e calor. Esse ambiente é condição favorável para desenvolvimento de pragas e ferrugem asiática na soja. Com isso, a atenção dos produtores está voltada para o monitoramento diário e controle de pragas. No Estado, a grande maioria já efetuou a aplicação preventiva para a ferrugem.

Na bovinocultura, essas condições de clima favorecem a proliferação de verminoses e aumento de incidência de carrapatos, sendo necessário por parte dos produtores controle dessas moléstias nos rebanhos.

E por conta das chuvas  na região de Paranavaí e Loanda, algumas atividades no campo estão interrompidas. Os produtores de soja estão com dificuldades para realizar o manejo das pragas e doenças nas áreas cultivadas. A colheita de mandioca também continua paralisada. A previsão é de que a situação se normalize na segunda quinzena de janeiro.

Agrotóxicos

A partir da segunda quinzena de fevereiro, os agricultores que tiverem BHC ou qualquer outro produto agrotóxico de uso proibido ou vencido em suas propriedades rurais terão seis meses para apresentar uma declaração nos escritórios da Emater de sua cidade.

Café

Nas lavouras de café na região de Carlópolis muitos produtores estão preocupados com queda dos frutos que vem ocorrendo em suas lavouras. Prováveis causas são a seca ocorrida pouco antes das últimas chuvas e as altas temperaturas, que acima de 32 graus paralisam a fisiologia das plantas. Estima-se queda produção em torno de 20 a 25%.

Milho

O Paraná deve ser o maior produtor de milho no Brasil em 2013. A estimativa é de que a primeira safra seja de sete milhões de toneladas. Este é o terceiro levantamento realizado para a safra de verão. A participação do Paraná vai corresponder, segundo o IBGE, a 19,5% da produção nacional.

Cana

A produção nacional de cana-de-açúcar deve aumentar 5,6% em 2013 em relação a 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os problemas climáticos que causaram perdas em 2012 não devem se repetir, aumentando o rendimento médio dos canaviais. (Agência Estado, 9/1/13)

IBGE

O aumento esperado de 9,9% da safra agrícola em 2013, projetado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve refletir na recuperação da produção nas regiões Sul e Nordeste, que sofreram com problemas climáticos em 2012.

Para assistir as matérias do programa RIC Rural, clique aqui.