Mesmo com a migração de produtores para o cultivo de soja em função dos preços altos, transporte mais fácil e maior liquidez a produção de milho do Brasil deve aumentar para um recorde de 74 milhões de toneladas em 2012/2013.

Técnicos estimam que o volume de milho produzido pelo País deve crescer 1,7% em 2012/2013 ante o ano anterior. O aumento decorreria da disponibilidade de variedades de sementes melhoradas, do crescimento da área plantada e das chuvas dentro da média histórica, após a seca que afetou a safra de verão 2011/2012 em algumas regiões do país.

Estima-se também que a área plantada com milho aumentará de 15 milhões de hectares em 2011/2012 para 15,3 milhões de hectares este ano comercial.

Segundo IBGE Brasil já chegou perto de 213 milhões de cabeças de bovinos

A população brasileira de bovinos alcançou perto de 213 milhões de cabeças em 2011, segundo dados divulgados IBGE, um crescimento de 1,6% em relação a 2010, quando havia 209 milhões de animais.

Segundo o IBGE, o rebanho brasileiro é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Índia – onde os bovinos não são comerciais. Na produção de carne bovina, no entanto, o Brasil perde para os Estados Unidos, “o que evidencia a eficiência produtiva daquele país neste setor”, diz o instituto na pesquisa. A produção per capita de carcaça bovina brasileira ficou em torno de 35 kg/habitante/ano.

Cafés do Paraná recebem selo de Indicação Geográfica de Procedência

Os cafés especiais do Paraná recebem o selo de Indicação Geográfica de Procedência (I.G.P), conferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A certificação garante a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais dos produtos de uma determinada região, conferindo-lhes melhor destaque no mercado nacional e internacional. A expectativa dos produtores é aumentar o valor agregado do produto com o novo selo.

Para assistir às matérias do programa RIC Rural, clique aqui.