A colheita de mandioca está limitada,a situação que tem sustentado as cotações da raiz. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário é resultado da menor disponibilidade de raízes de segundo ciclo em parte das regiões acompanhadas e pelo menor interesse de colheita dos produtores que dispõem destas lavouras.
Alguns agricultores também estão retraídos por considerar baixo o rendimento médio de amido, que ficou em 554,82 gramas. Entre 31 de março e 4 de abril, a média a prazo da tonelada de raiz de mandioca colocada na fecularia foi de R$ 332,15, ligeira elevação de 0,07% frente à semana anterior.
Soja
Em Cascavel, as primeiras lavouras de soja da segunda safra, plantadas sobre o fumo estão sendo colhidas com produtividade muito aquém do esperado, em média 40 sc/alq na região beira lago. Esse resultado é em função da falta de chuva ao longo de janeiro e incidência de doenças e pragas.
Parte da equipe técnica regional é favorável a um período maior de vazio sanitário para evitar a safrinha da soja. Nesta safra houve incremento expressivo de área plantada, de 4.700 hectare, na safra anterior, para aproximadamente 17.000 hectares em 2014.
Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.