A forte demanda por farinha de mandioca neste mês está provocando uma colheita bem acima do esperado para época. Muitos produtores que haviam decidido podar a área com  pretensão de colhê-la em 2014 inverteram essa intenção e a colheita está se realizando neste mês.

Os preços médios praticados na semana anterior estavam por volta de R$ 450,00, e esta  semana abriu com preço médio de R$ 470,00 por toneladas de raiz de mandioca. A atual situação de mercado é resultado da alta demanda de farinha de mandioca,  principalmente pelo consumo dos nordestinos. (SEAB)

Café Qualidade 

Serão divulgados amanhã, quinta-feira, os vencedores do Concurso Café Qualidade Paraná 2013, em solenidade de encerramento às nove horas no Centro de Eventos de Cornélio Procópio. 300 cafeicultores participaram da competicão, 22  permanecem na disputa, seis da categoria café natural, 11 de cereja descascado e cinco microlotes (cafeicultura familiar),  provenientes das regiões de Apucarana, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Maringá e Santo Antonio da Platina.

Ceasa 

A diretoria da Ceasa Paraná informa que os cinco mercados atacadistas – assim como seus mercados de produtores nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu – vão funcionar normalmente nesta sexta-feira, 1º de novembro. As gerências dessas unidades terão plantões orientados para produtores, atacadistas e compradores. No sábado (02), as cinco unidades da Ceasa estarão fechadas em respeito ao Dia de Finados.(SEAB)

Culturas

No Paraná a colheita da cana de açúcar, banana e outras culturas  prosseguem normalmente. As pastagens estão se recuperando rapidamente, melhorando a suplementação alimentar dos animais.

As lavouras de milho estão com o florescimento um pouco atrasado, em função dos dias frios que ocorreram nos meses de agosto e setembro.Os preços das commodities estão estabilizados nos  últimos dias, enquanto que a erva-mate vem apresentando  elevação.(SEAB)

Carne 

O preço da carne sobe em Curitiba. Praticamente todos os cortes de carnes bovina, suína e de aves ficaram mais caros entre 19 de agosto e 22 de outubro. A maior alta foi encontrada no carne bovina quase 20 % em todos os cortes.(BEM PARANA)

Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.