O clima até agora não foi favorável para a sericicultura (criação de bicho da seda). Ocorreram geadas e a temperatura tem permanecido a maior parte do tempo baixa, agravado pelo deficit hídrico. Por isso, a amoreira não tem apresentado um desenvolvimento vegetativo que resulte em uma safra normal. Falta alimento para as lagartas.(SEAB)

Incentivos tributários

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou parcialmente no final da tarde de terça-feira (27), o parecer da comissão mista para a Medida Provisória 613/13, que concede incentivos tributários aos produtores de etanol e à indústria química por meio de crédito presumido e redução de alíquota do PIS/Pasep e da Cofins. (Agência Câmara de Notícias)

Café

O governo do Estado e o governo Federal estudam estratégias para socorrer cafeicultores, prejudicados pelas fortes geadas do fim de julho. Segundo levantamento da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, haverá redução de pelo menos dois terços do potencial de produção de café na safra 2013/14. (Governo do Paraná)

Trigo 

Os moinhos agora terão mais tempo para importar trigo com a Tarifa Externa Comum (TEC) à alíquota zero. O prazo, que se encerraria no dia 31 deste mês, foi prorrogado para o dia 10 de setembro. A medida foi publicada pelo governo Federal ontem, terça-feira (27), no Diário Oficial da União. (Notícias Agrícolas)

Bioclima

O Governo do Estado vai começar a pagar ainda este ano os donos  de propriedades rurais  que fazem parte do Programa Bioclima Paraná, de preservação ao meio ambiente. Até o fim de outubro, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade entrega para a Secretaria do Meio Ambiente o sistema de Pagamento por Serviços Ambientais. Com essa ferramenta, será possível determinar o valor a ser repassado, referente às categorias biodiversidade, reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) e conservação de recursos hídricos.

Festa

Durante  a 15.ª Festa da Orquídea e do Peixe em Maripá, no último final de semana, a Secretaria da Agricultura anunciou a pavimentação de quatro quilômetros de estradas rurais. Com pedras irregulares, a obra  vai ajudar os municípios a melhorar ainda mais o tráfego  nas estradas rurais da região.

Mais de 15 mil pessoas visitaram a  festa. Foram expostas cerca de 55 mil mudas de flores. O evento atraiu turistas do Paraguai, Argentina, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e de regiões paranaenses. A comercialização superou 50 mil plantas. O mesmo resultado foi obtido no ano passado.(OCEPAR)

Treinamento 

Segue até quinta-feira (29), em Ponta Grossa, um treinamento técnico destinado aos produtores rurais do Paraná. O trabalho realizado pela equipe do projeto Centro-Sul de Feijão e Milho – coordenado pela Emater em parceria com Embrapa, Iapar e Syngenta – visa reforçar as ações de agricultores nas lavouras tradicionais de feijão e milho, aumentar a produtividade, ajudar nas questões de mercado, diminuição de perdas, manejo integrado de pragas e melhoria da eficiência do sistema de produção. O treinamento esta sendo realizado no Barbur Plaza Hotel em Ponta Grossa.(AGROLINK)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.