No dia sete de fevereiro deste ano, uma decisão do governo da cidade de Cascavel, causou revolta e polêmica entre os moradores. Visando a redução de gastos dos cofres públicos, 23 postos de saúde tiveram seu horário de atendimento reduzido, fechando as portas a partir das 13h.

Agora, quase quatro meses depois, cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) tiveram o sistema de atendimento alterado, passando a ser Unidade de Saúde da Família (USF). Com nova nomenclatura e situação, as unidades abrirão durante todo o dia, pois Unidades de Saúde da Família recebem verba direta do Governo Federal.

Mas mesmo com a mudança, de UBS para USF, o horário ainda não será como o de antigamente. As unidades atenderão 8 horas por dia e não 12 horas como antes da contenção de gastos.

As unidades começam a funcionar integralmente nesta segunda-feira (3) e para isso foram formadas duas equipes para a USF Interlagos e duas equipes para a USF Brasmadeira. As USFs Cataratas, Colméia e Santos Dumont terão uma equipe USF cada.