A cidade mais atingida foi Janiópolis, na região de Goioerê, onde 200 casas ficaram danificadas e 700 pessoas foram afetadas
As fortes chuvas com granizo que atingiram várias cidades do Paraná no final da tarde de sexta-feira (10) e manhã deste sábado afetaram aproximadamente 960 pessoas em 11 municípios, de acordo com informações da Defesa Civil do Estado. A cidade mais atingida foi Janiópolis, na região de Goioerê, onde 200 casas ficaram danificadas e 700 pessoas foram afetadas. Nova Londrina e Araruna também foram atingidas e mais de 100 pessoas prejudicadas. Outros municípios atingidos foram Alto Paraíso, Cafelândia, Floresta, Mauá da Serra, Ponta Grossa, Roncador, Ubiratã e Umuarama.
Confira a previsão do tempo para a sua cidade neste fim de semana clicando aqui.
De acordo com a prefeitura de Janiópolis, a chuva de granizo na sexta-feira durou apenas 15 minutos, mas deixou um rastro de destruição, assustando moradores da região de Bredápolis. Telhados foram danificados pelo granizo e a chuva alagou residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais. “Moro aqui há muito anos e não tinha visto uma tempestade como esta”, afirmou Maria Gorete da Silva que teve o telhado de sua casa destruído. Outra moradora atingida, Luana Proença relatou que teve muito medo e na hora do temporal rezou bastante. “Hoje vou passar a noite na casa de parentes, pois minha casa está alagada e usei a lona para cobrir os móveis”.
Temporais neste fim de semana
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais em Curitiba e em várias cidades do Paraná neste fim de semana. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, deve chover acima de 200 milímetros entre sexta-feira (10) e a próxima quinta-feira (16), em várias regiões do Paraná, o que é duas vezes maior que a média histórica para todo o mês de julho.
Áreas que historicamente enfrentam problemas de enchentes, como as bacias dos rios Iguaçu, Ivaí e Tibagi, devem ficar atentas, já que é possível a elevação do nível dos rios, caso a previsão se confirme. “Nestas áreas a atenção deve ser maior por causa deste alto índice de precipitação previsto e, também, porque choveu muito na primeira semana de julho e o solo já está carregado de umidade”, alerta o metereologista Lizandro Jacóbsen.
A área de instabilidade que está estacionada sobre o Paraná trouxe chuvas de granizo para algumas cidades do Estado. Em Cafelândia, região oeste, choveu por aproximadamente dois minutos, o que foi o suficiente para deixar a cidade tomada por gelo. Em alguns pontos, o granizo chegou a atingir 10 cm de espessura. Em Nova Aurora, também no oeste, a precipitação atingiu a região rural do município.
Também caiu granizo em Campo Mourão e Umuarama, noroeste do Paraná. Os moradores registraram algumas imagens após a precipitação.