Em Saudade do Iguaçu, pelo menos, dois aviários e três casas foram destruídos pelo temporal. (Foto: Mauro Cesar Cenci/ Prefeito Saudade do Iguaçu)

A tempestade provocou queda de árvores e destelhamento de imóveis no interior e na capital

As chuvas e os vendavais que atingiram o Paraná na madrugada desta quarta-feira (26), provocaram prejuízo no interior e na capital. Entre os principais estragos registrados, estão a queda de árvores e o destelhamento de imóveis.

Ainda durante a noite de terça-feira (26), várias árvores caíram ao longo da BR-163 e da PR-481, em Santo Antonio do Sudoeste. Mas todas foram retiradas pela Defesa Civil durante a madrugada. As fortes rajadas de vento arrancaram coberturas de depósitos e comércios em Reserva do Iguaçu, no oeste do Estado. O monitoramento do Instituto Meteorológico Simepar indica que esta região do estado registrou uma das maiores precipitações, com 75 mm de chuva em Cascavel e 50 mm em Foz do Iguaçu. O vento também foi forte, entre 70 e 80 Km/hora.

Em Saudade do Iguaçu, também no oeste, pelo menos dois aviários e três casas foram destruídos pelo vento, na Linha Baggio, no interior do município. Segundo o prefeito Mauro Cesar Cenci, ninguém ficou ferido.

Em Curitiba, o vento chegou a 81 Km/hora, perto das 6h, e o volume de chuva foi de 15 mm. Por causa do temporal, provocou a queda de pelo menos sete árvores no Batel, Santa Felicidade e Tatuquara. Um poste caiu na esquina entre as ruas Itupava e José de Alencar, no Alto da XV, e pelo menos três casas ficaram destelhadas, segundo informações da Defesa Civil de Curitiba.

Em Cascavel, as chuvas da madrugada provocaram falta de energia e interrompem abastecimento no distrito de Juvinópolis. Segundo a Sanepar, não há previsão para o retorno da energia e nem para a normalização do abastecimento.

Frente fria

A tempestade, que trouxe chuvas e fortes rajadas de vento na maioria das regiões paranaenses, está relacionada com o deslocamento de uma frente fria que avança sobre o Estado, segundo o Simepar.

Durante as próximas horas desta quarta-feira, a faixa norte do Paraná será atingida por chuvas mais significativas e rajadas de vento fortes. Do centro para o leste (litoral), o tempo segue instável, porém as chuvas perdem força ainda no período da tarde. No oeste e no sudoeste, os ventos predominam do quadrante sudoeste, e com isso, transportam ar seco e ligeiramente frio.

Na quinta-feira (27), uma massa de ar frio provoca rápida queda da temperatura na metade sul do Estado. A diferença da temperatura entre a madrugada de quarta e a madrugada de quinta na região sul do Paraná deve ser de aproximadamente 10 ºC. O frio deve permanecer sobre o Paraná até o fim de semana.

Veja também

Motoristas e cobradores confirmam greve para sexta-feira (28)

Prefeitura de Curitiba esclarece boatos sobre fechamento de UPAs