Um balanço geral sobre as condições climáticas no mês de novembro mostram que as chuvas mesmo que irregulares foram muito boas para a agricultura com precipitações praticamente em todas as semanas.

E por incrível que pareça nas lavouras de café ainda há ocorrência de floradas nas variedades de ciclo tardio. Os produtores estão intensificando a adubação e o controle fitossanitário nas lavouras de café.

E em Toledo as lavouras de soja cultivadas logo após o vazio sanitário devem ter redução na produtividade devido ao excesso de chuvas.

Para a segunda safra, a expectativa é que o milho avance sobre áreas de trigo. Na região, a saca do cereal é negociada a R$ 21,00.

Depoimentos colhidos pela Polícia Federal e pela Procuradoria de Mato Grosso envolvem o ministro da Agricultura, Neri Geller (PMDB), no suposto esquema de venda ilegal de terras destinadas à reforma agrária no Estado.

A Operação Terra Prometida, deflagrada na semana passada, prendeu 40 pessoas. Dois irmãos do ministro, Odair e Milton Geller, já se apresentaram e estão detidos em Cuiabá. Segundo a Polícia Federal, os prejuízos causados aos cofres públicos pelo esquema podem atingir R$ 1 bilhão.

E as cotações do boi gordo continuam a ser sustentada pela forte demanda por carne tanto no mercado doméstico e internacional com oferta restrita de boi gordo em todo o mundo// os preços seguem firmes tanto no atacado quanto no varejo.

A proliferação de plantas daninhas resistentes ao glifosato provocou uma disparada no custo de produção dos grãos e deflagrou uma corrida em busca de alternativas contra o problema, um dos mais graves do setor agrícola na atualidade.

 

Gigantes do setor de sementes e de defensivos têm ampliado as pesquisas de novas sementes transgênicas e herbicidas capazes de enfrentar as “superervas daninhas”. Uma leva de lançamentos de produtos com essa finalidade deve chegar em breve ao mercado brasileiro.