De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Paraná, os temporais que atingiram parte do estado nos últimos dois dias já afetaram mais de 11 mil pessoas. A região Sudoeste foi a mais atingida. Em Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Santo Antônio do Sudoeste quase três mil pessoas estão desalojadas.  Em Foz, quase mil residências foram danificadas. Santo Antônio do Sudoeste e Francisco Beltrão decretaram situação de emergência.

Francisco Beltrão

Uma das situações mais críticas é registrada no município de Francisco Beltrão, onde 1.205 pessoas foram diretamente afetadas pelas chuvas. Córregos e rios transbordaram em vários bairros da cidade, alagando ruas e residências.

Desde as 18 horas do dia (30), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros prestam atendimento às famílias que tiveram suas casas atingidas. Os maiores problemas são registrados nos bairros Marrecas, São Miguel, Cristo Rei, Luther King e na Cidade Norte. Também há registros de alagamentos no Bairro São Cristóvão e no interior do município.

Os alagamentos ocorreram pelo transbordo do córrego Urutago, na região do Parque de Exposições, e dos rios Marrecas e Lonqueador.  Durante a noite o nível do Rio Marrecas chegou a ficar seis metros acima do normal. Famílias afetadas estão sendo retiradas dos locais de risco pelo Corpo de Bombeiros e instituições voluntárias.

Muitas pessoas permanecem ilhadas. O Corpo de Bombeiros e Ação Social do município estão, na medida do possível, atendendo os casos mais urgentes, pois a situação é complicada na área urbana e rural da cidade.

Santo Antônio do Sudoeste

Em Santo Antonio do Sudoeste os prejuízos já somam 7 milhões de reais. São 50 km de estradas intransitáveis, devido aos estragos das chuvas. A ponte sobre o Rio das Antas, que liga Boa Vista do Capanema e Barra das Antas foi levada com força da água.

Os agricultores precisam fazer um longo desvio para chegar à cidade, e têm problemas para escoar a produção de leite, ovos e frango. Pelo menos 8 famílias continuam fora de suas casas, pois há risco de desabamento.