A China continuou ocupando o posto de maior cliente dos produtos das cooperativas do Paraná, importando US$ 712 milhões, o que representou um crescimento de 24% em relação a 2012.

Entretanto, o maior crescimento, de 137%, foi observado nas exportações para a França, país que importou 67 milhões de dólares em produtos do cooperativismo paranaense.  Os produtos do complexo soja mais uma vez foram o carro-chefe das exportações das cooperativas do Paraná. (Noticias Agrícolas)

Commodities

As cotações em alta das principais commodities exportadas em 2012/13 pelo cooperativismo paranaense contribuíram para que o setor registrasse aumento de 5% no valor dos embarques realizados em 2013, chegando em 2 bilhões 360 milhões de dólares no ano.

Frango

Segundo o Sindiavipar, Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná, o setor conquistou em janeiro um novo patamar histórico para a produção de carne de frango: mais de 132 milhões de cabeças abatidas, um crescimento de 6,49% ante ao mesmo período do ano anterior, quando foram abatidas 124 milhões de aves.

Café

A semana inicia com fortes altas para o café arábica na Bolsa de Nova Iorque. A constatação de que as chuvas dos últimos dias não foram suficientes para reverter o quadro de prejuízo nas lavouras e a previsão de clima seco para os próximos dias , principalmente na região Sudeste do país, ajudam a dar o tom positivo ao mercado.

Soja

O Brasil já realizou a colheita de soja em 30 por cento da área plantada na temporada 2013/14, segundo levantamento concluído pela consultoria AgRural na sexta-feira (21) e divulgado nesta segunda-feira (24). O dado aponta um avanço de nove pontos percentuais na comparação com o levantamento da semana anterior. Um crescimento que poderia ter sido maior não fossem as intensas chuvas que atingiram o Mato Grosso na semana passada. Em relação ao mesmo período do ano passado, a colheita está três pontos percentuais à frente, segundo a AgRural. (Portal 123)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.