A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta segunda-feira os clubes que irão participar da primeira edição da SuperCopa do Brasil de Futebol Feminino. Corinthians, Cruzeiro, Esmac, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Real Brasília entrarão em campo entre os dias 6 e 13 de fevereiro para decidir quem conquista o título inédito da competição.
O campeonato será disputado por meio de confrontos eliminatórios, que serão pré-definidos através de um sorteio. Todos os times possuem a chance de se enfrentar.
Para estabelecer quais seriam os clubes selecionados, a CBF utilizou como principal critério as posições nos Campeonatos Brasileiros. Foram chamados os times melhores colocados, limitados a uma equipe por estado, entre os 12 melhores colocados do Brasileirão Feminino A-1 de 2021 e os quatro melhores colocados do Brasileirão Feminino A[1]2 de 2021. Como as vagas não foram preenchidas, a federação mais bem ranqueada no RNF/FF 2021 teve direito a duas vagas.
As partidas da primeira fase (quartas de final) serão disputadas no dia 6 de fevereiro, enquanto os duelos da segunda fase (semifinal) acontecerão em 9 de fevereiro. A final tem previsão de ser realizada no dia 13 de fevereiro.
Todos os jogos ocorrerão em formato de mata-mata, com disputa de pênaltis em caso de empate. Os mandos de campo serão estabelecidos através dos seguintes critérios: clube da federação estadual melhor posicionada no RNF/FF 2022; clube melhor posicionado no RNC/FF 2022. Se os times empatarem em ambos os critérios, os mandantes vão ser definidos por meio de um sorteio.