O Paraná registrou 3.293 casos confirmados de dengue entre 28 de julho deste ano até esta terça-feira (17). Crescimento de 2949% em relação ao mesmo período do ano passado, quando havia 108 casos confirmados. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, divulgados hoje. 

Em uma semana foram 662 casos a mais, um crescimento de 25,16%. No mesmo período, o número de cidades em epidemia passou de 10 para 11. As cidades são Nova Cantu, Quinta do Sol, Inajá, Santa Isabel do Ivaí, Ângulo, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Uniflor, Florestópolis e Paranacity.

Em situação de alerta, eram 13 municípios e agora são 16. São Miguel do Iguaçu, Guairacá e Jacarezinho entraram para a lista nesta semana. Além destes, ainda estão em situação de alerta: Jesuítas, Lindoeste, Juranda, Douradina, Cianorte, Indianópolis.

Nesta terça-feira, 266 municípios paranaenses apresentam notificações para a dengue. Os municípios com maior número de casos confirmados são: Santa Isabel do Ivaí, com 205 casos; Inajá, com 71 e, Nova Cantu, com 56.

Esforço 

Nesta quarta-feira, (18), o governador Ratinho Júnior anuncia ações de prevenção e de combate à dengue no Paraná. 

A secretaria da Saúde fará distribuição de panfletos, reforçando a prevenção à dengue, nas 22 Regionais de Saúde, nos hospitais e unidades próprias da rede de saúde e nas farmácias do Estado.

“É um trabalho de conscientização maciço para que não haja nenhum foco de água parada dentro e fora dos prédios, nos estacionamentos e nas áreas comuns dos prédios. Precisamos estar com todos os quintais limpos, os de casa e os do ambiente de trabalho, para não dar abrigo ao mosquito”, explica Ivana Belmonte, da coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde.