Casamento coletivo no Paraná: oportunidade para casais de baixa renda
Neste ano, o programa Justiça no Bairro realiza a 4ª edição do casamento coletivo na Arena da Baixada. A cerimônia civil acontecerá no dia 28 de março de 2020, às 18h.
Além da capital e da Região Metropolitana, casais do interior do Estado também poderão realizar o sonho de formalizar a união.
Inscrições para o casamento
Os casais interessados em participar do casamento coletivo têm até o dia 6 de março para formalizar o pedido e apresentar os documentos necessários para fazer a habilitação.
Em Curitiba, as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), os Cartórios de Registro Civil e as sedes dos Serviço Social do Comércio (SESC) estarão disponíveis para fazer as inscrições.
Na Região Metropolitana de Curitiba, apenas os Cartórios de Registro Civil e as unidades do CRAS estão aptos para receber os pedidos.
Este ano, o Justiça no Bairro, pela primeira vez, possibilitará que pessoas de outras cidades do Paraná participem do casamento coletivo em Curitiba. Para informações sobre o processo de inscrição, basta entrar em contato com o cartório de registro civil da sua região.
Confira a lista dos documentos necessários para fazer a inscrição:
- Carteira de identidade original (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Certidão de nascimento ou casamento com averbação do divórcio (atualizada em no máximo 90 dias);
- Comprovante de renda (contracheque ou carteira de trabalho – até três salários mínimos por casal);
- Comprovante de endereço atualizado.
Noivos cuja soma das rendas for de até R$ 2.994,00 mensais podem se casar no casamento coletivo.
A única despesa para ter direito à cerimônia coletiva será o custo da certidão de nascimento atualizada dos noivos – R$ 35,00 de cada um.
O casamento coletivo é uma parceria da Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), com o Tribunal de Justiça do Estado, que desenvolve o programa Justiça no Bairro, e o Sesc.
No ano passado, na Arena da Baixada, 1.756 casais participaram.