A Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele é promovido, neste sábado (30), com apoio de profissionais de Curitiba, Irati e Ponta Grossa, que vão atender pessoas com suspeita de câncer de pele, das 9h às 15h, no Consórcio Intermunicipal de Saúde  (Cisgap), em Guarapuava. Se confirmada a doença, o paciente será encaminhado para tratamento imediato e gratuito.

Segundo a dermatologista do Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (AMPDS) de Guarapuava, Iara Rodrigues Vieira, esse câncer se configura pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. “Este tipo de câncer causa o aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo, que, se não tratadas, podem se espalhar e causar danos a outros órgãos”, esclarece, destacando que o principal tratamento é a prevenção. “Vamos ensinar como realizar o autoexame, pois o câncer de pele é o único visível aos olhos. As pessoas devem evitar a exposição ao sol em horários inapropriados e devem usar protetor solar regularmente, chapéus, entre outros”, afirma.

Se houver o aparecimento de alguma mancha, lesão, ferida, sinal ou pinta, deve-se procurar imediatamente um médico. O câncer de pele, quando diagnosticado com antecedência, pode ser tratado e totalmente curado, dependendo do formato. “A cirurgia de extração garante a retirada eficiente do câncer, que pode ser seguida ou não de tratamento de radioterapia ou quimioterapia, nos casos mais graves”, finaliza a dermatologista.