O Governo do Paraná lançou nesta terça-feira (30) a primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa, na propriedade do produtor rural Milton Shone, no município de Marechal Candido Rondon, no Oeste do Estado. Todos os bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade devem ser vacinados entre os dias 1° e 31 de maio.

A expectativa do Governo do Estado é imunizar 100% dos animais nessa faixa etária, o equivalente a 4,5 milhões de cabeças. O produtor que não vacinar seus animais será multado em R$ 108 por cabeça. A próxima etapa da campanha será realizada em novembro.

A vacinação deve ser comprovada pelos produtores até o dia 31 de maio nas unidades veterinárias da secretaria ou pela nova ferramenta, que é a comprovação on line, que permite ao produtor comprovar a vacinação do rebanho pela internet. Agora os pecuaristas e fornecedores da vacina poderão fazer o procedimento diretamente no site da Adapar, clicando aqui.

O Paraná não registra focos suspeitos de febre aftosa desde 2005, mas segundo o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, é importante reforçar a vigilância e não descuidar da vacinação, que garante a sanidade dos rebanhos. O Paraná é considerado área livre de febre aftosa, com vacinação, desde o ano 2000. A manutenção desse status e o alcance de novas conquistas dependem, entre outras medidas, de altos índices de vacinação nas campanhas de maio e novembro.

O secretário Norberto Ortigara disse que a meta do governo do Estado é alcançar o status de área livre de febre aftosa, sem vacinação, num prazo de três a quatro anos.