A prioridade é para crianças, idosos, gestantes, indígenas, profissionais da saúde, mulheres até 45 dias após o parto e população carcerária

A Campanha de Vacinação contra a gripe, lançada nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, começa no dia 4 de maio. O objetivo é garantir que 80% do público-alvo seja vacinado, algo estimado em 39,7 milhões de pessoas. Serão disponibilizadas em todos os estados 54 milhões de doses.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que seja dada prioridade para crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas com 60 anos ou mais; além de profissionais da saúde; indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto e a população carcerária. Esses são os grupos considerados mais vulneráveis à doenças respiratórias.

“O objetivo é reduzir ao máximo as complicações causadas pela gripe. A vacina oferecida no SUS é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos”, disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante o lançamento da campanha na manhã desta quinta-feira (30).

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina deve proteger contra três subtipos de gripe: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A partir do dia 04 de maio as vacinas vão estar disponíveis em 65 mil postos de vacinação de todo o país. Para ser vacinado, é preciso levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.