A Universidade Federal do Paraná lança nesta quarta-feira, 6, a campanha “Balada Legal é Balada Segura”, nascida da necessidade de evitar que tragédias como a de Santa Maria voltem a acontecer. A proposta congrega alunos e professores da instituição, com objetivo de promover a conscientização sobre o uso com responsabilidade e comprometimento dos espaços públicos e dos locais de diversão.

“Esta campanha é educativa, não punitiva ou fiscalizatória. Pretendemos propor medidas de curto, médio e longo prazos para tornar os espaços de lazer mais seguros”, explica a professora Priscilla Placha Sá, uma das coordenadoras da campanha. Segundo ela, a ideia é congregar num Grupo de Trabalho a sociedade civil e autoridades públicas com o intuito de viabilizar as melhorias necessárias para evitar eventos graves, mesmo que em proporções menores do que aquele que vitimou centenas de jovens no Rio Grande do Sul. O objetivo é que a sociedade civil se engaje na ideia de prevenção e educação coletivas. Ao lado disso, o Grupo de Trabalho pretende estudar, avaliar e propor, se for o caso, alterações legislativas pertinentes ao tema.

Participaram da reunião que formatou a campanha representantes da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná), além de professores e estudantes da UFPR.