Caminhão da prefeitura de Londrina é apreendido por falta de pagamento do IPVA

Publicado em 15 set 2021, às 12h57. Atualizado às 15h59.

Um dos caminhões da Secretaria de Obras de Londrina foi recolhido, na última sexta-feira (10). O motivo foi a falta do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O caso foi confirmado pelo secretário municipal de Obras, João Verçosa.

Conforme Verçosa, o caminhão teve o não pagamento constatado já na fiscalização. O veículo se envolveu em um acidente e, quando a Polícia de Trânsito chegou, foi observado que a documentação estava irregular. Ele foi levado ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran).

“Não foi por falta de dinheiro”, garante o secretário. O pagamento das documentações das centenas de veículos da frota da prefeitura é feito por meio de trâmite que envolve a viabilização da secretaria a qual o automóvel pertence. O processo deve ser enviado à Secretaria de Fazenda, responsável pelo pagamento. Não foi identificado em qual dos órgãos houve falha até o fechamento desta matéria. O valor do débito também não foi divulgado.

Ainda de acordo com Verçosa, a quitação da dívida já foi providenciada e o caminhão deve estar disponível para retirada em breve. A foto do caminhão apreendido foi amplamente divulgada em grupos e redes sociais.

O IPVA é um imposto estadual aplicado sobre veículos de circulação terrestre, baseado no venal de cada automóvel. O pagamento é anualmente destinado aos proprietários, sendo o valor dividido entre o estado e o município de emplacamento do veículo.