A Guarda Municipal de Curitiba deteve nos últimos três dias seis pessoas flagradas com drogas por câmeras de segurança instaladas no centro da cidade. Entre os detidos está um homem de 30 anos que estava com 69 pedras de crack e foi identificado na terça-feira (19) por uma câmera na Travessa Alfredo Bufren.

Na noite de domingo (17), foram dois episódios. Imagens de uma câmera instalada na Rua São Francisco levaram à detenção de uma mulher de 29 anos, com a qual foram encontradas 20 pedras de crack. Pouco depois, guardas municipais – também alertados por imagens do circuito de segurança – apreenderam uma adolescente de 13 anos, que tinha com ela 12 buchas de cocaína. A menina foi encaminhada à Delegacia do Adolescente. Na mesma ocasião foram detidos dois homens (de 22 e 25 anos) e uma mulher de 27 anos, encaminhados à Polícia Civil por suspeita de associação ao tráfico.

De acordo com o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho, a corporação vem reforçando a vigilância e a agilidade do trabalho no centro da cidade, para fazer o melhor aproveitamento das imagens e compensar a inatividade de algumas câmeras, causada por falta de manutenção.

Das 175 câmeras instaladas na cidade, a atual administração recebeu 56 sem condições de uso. Quatro delas voltaram a operar. Elas estavam inativas por problemas no cabeamento e foram realocadas em pontos onde os cabos estão em boas condições. A recuperação das demais depende de uma licitação para contratar a manutenção. O processo está em fase de preparação.

Paralelamente, a Guarda Municipal discute com a Associação Comercial do Paraná a possibilidade de integrar à rede de câmeras públicas de segurança equipamentos mantidos por empresas privadas. Isso exigiria a adequação do sistema público.