Brumadinho: corpo intacto é encontrado em meio à lama após 5 meses da tragédia

Publicado em 4 jul 2019, às 00h00.

O corpo de um homem foi encontrado em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (3) pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros que ainda trabalha no local. 

Segundo a corporação, a vítima do rompimento da barragem Córrego do Feijão estava em meio à lama e com o corpo “praticamente intacto”. Um documento de identidade foi encontrado dentro do bolso da calça do homem. Conforme os militares, os dados conferem com um dos nomes da lista de desaparecido. 

Tragédia de Brumadinho já completou cinco meses

No dia 25 de janeiro, a barragem de Brumadinho se rompeu e um mar de lama varreu as casas e comunidades que ficavam no entorno da companhia.

Mortos de Brumadinho

Cinco meses após a tragédia de Brumadinho, 23 vítimas ainda permanecem desaparecidas. Outras 246 vítimas tiveram a identidade confirmada. A 247ª identificação será a do corpo encontrado durante a última noite. Entre os mortos de Brumadinho, há funcionários da mineradora, moradores da região e turistas.

Comissão Parlamentar sugere que 14 pessoas sejam indiciadas pelas mortes e estragos em Brumadinho

Nesta terça-feira (2), o Senado aprovou o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o crime de Brumadinho. O texto final sugeriu o indiciamento de 14 pessoas, entre elas diretores da Vale e funcionários da Tüv Süd, empresa alemã que atestou a segurança do muro de contenção de rejeitos.

De acordo com o texto assinado pelo senador Carlos Viana (PSD-MG), relator do processo, a “barragem B1 foi construída com deficiência de projeto, de execução e de documentação, especialmente do sistema de drenagem”. Além disso, o texto indica que a estrutura apresentava risco de rompimento há, pelo menos, um ano.

O documento foi enviado para os Ministério Público e Federal e para a Polícia Federal, que continuam a investigação da responsabilidade sobre a tragédia.